Foto: Nelson Perez - FFC

A partida da noite desta quarta-feira começou promissora para o Fluminense, mas terminou de maneira trágica para a equipe tricolor. O time das Laranjeiras teve bom início diante do Santos e chegou a abrir o marcador, mas se perdeu no decorrer do jogo e acabou atropelado por 4 a 2. Marcos Junior fez os dois do Flu. Gabriel (duas vezes) e Rodrigão garantiram a vitória santista no Kléber Andrade, em Cariacica, pela décima rodada do Brasileiro.

Organizado, o Fluminense começou dominando as ações e dando a impressão que poderia vencer até com facilidade. Envolvente, com boa participação dos laterais (Jonathan e Wellington Silva) e dos meias (Cícero e Scarpa) conseguia chegar ao campo de defesa santista com a bola dominada e trocando passes.

 
 
 

Com justiça, o Fluminense abriu o marcador com Marcos Junior em lance esquisito. Após bola levantada na área, Magno Alves raspou de cabeça e o atacante dividiu com o goleiro, acertou a trave e, mesmo caído depois de escorregar, botou para dentro.

A equipe tricolor não se acomodou e poderia até ter chegado ao segundo. Vanderlei, goleiro adversário, impediu com duas defesas brilhantes na mesma jogada. Primeiro, pegou cabeçada de Marcos Junior e, no rebote, à queima-roupa, defendeu salvou em chute de Magno Alves. O Santos, porém, não estava morto. Com dois laterais que avançam bem (Victor Ferras e Zeca), incomodava pelos lados. E o preço por não ter feito o segundo chegaria caro demais. Em duas bolas enfiadas nas costas da zaga do Flu, o Santos conseguiu virar. Primeiro, Rodrigão girou como quis em cima de Henrique e bateu sem chances para Cavalieri. Depois, Gabriel recebeu de Vitor Bueno e fuzilou.

Dizem que nada é tão ruim que não possa piorar. E quando se trata de Fluminense, isso faz todo o sentido. Mal começou o segundo tempo e a defesa tricolor voltaria a cochilar, deixando Rodrigão livre e quando Wellington Silva cortou, a bola sobrou para Gabriel, sem goleiro, fazer o terceiro santista. Antes organizado, o Tricolor, tão logo sofreu o empate, virou um bando em campo, o que culminou na virada e deslanchada santista.

O belo gol de Marcos Junior após lindo passe de Magno Alves deu a falsa impressão que este Fluminense sem força ofensiva e com defesa com qualidade para lá de questionável poderia mudar o panorama da partida. Mas não poderia mesmo. O zagueiro Luiz Felipe, de cabeça e sozinho após cobrança de escanteio, marcou o quarto, fechando o caixão tricolor.

Perto do fim, o Flu se lançou de qualquer jeito ao ataque e deu muitos espaços para o Santos contragolpear. O quinto santista esteve até mais perto do que um eventual terceiro tricolor. Lucas Lima chegou a carimbar a trave. Não seria nenhum absurdo transformar o baile em goleada. Difícil confiar nesse time para a sequência do Brasileiro. E no domingo tem Fla-Flu.

Diego Cavalieri, Jonathan (Giovanni), Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre (Maranhão), Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Osvaldo) e Magno Alves.