(Foto: Mailson Santana/FFC)

O Fluminense enfrenta o Santa Cruz nesta quinta-feira, às 21h30, no Arruda, pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Embalado sob o comando de Fernando Diniz, o Tricolor aposta no histórico do duelo contra a equipe pernambucana para avançar às oitavas de final da competição.

Sem contar amistosos, Fluminense e Santa Cruz já se enfrentaram 22 vezes e o histórico é bastante favorável para a equipe carioca. Foram 14 vitórias, sete empates e apenas um triunfo solitário dos pernambucanos. Porém, isso ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1978. Na ocasião, venceu por 1 a 0, no Arruda. Desta forma, o Tricolor defenderá uma invencibilidade de 41 anos.

 
 
 

Já se contabilizar os amistosos, o jejum do Santa Cruz é menor. Em 1999, o Santinha bateu o Fluminense por 3 a 0, em amistoso no Arruda. Deste então, as equipes se enfrentaram nove vezes, com seis vitórias do Flu e três empates. Entre os triunfos dos tricolores, um marcante 6 a 1, com cinco gols de Magno Alves, no Maracanã, pela Copa João Havelange em 2000.