
Tricolor promoveu poucos jogadores da base neste ano
A base do Fluminense sempre foi motivo de muito orgulho para os tricolores, que sempre contaram com um ‘Moleque de Xerém’ em momentos decisivos da sua rica história. Afinal, seja em campanhas de título ou nas lutas contra o rebaixamento, os atletas formados no Flu tiveram papel decisivo em diferentes épocas. Todavia, nesta atual temporada o cenário vem sendo diferente.

Isso porque somente um atleta da base tricolor está entre os 23 mais utilizados: Martinelli, que já faz parte do elenco profissional há cinco anos, sendo um titular absoluto. Ele soma 55 partidas no ano, Riquelme é o segundo na lista, com um total de 22 partidas disputadas. Em seguida, o nome que aparece é o de John Kennedy, recém-promovido ao time titular com 14 jogos no ano.
Além deles, apenas outros três jovens de Xerém atuaram em mais de duas partidas no ano: Isaque, com 11 jogos, negociado com o Shakhtar Donetsk, o lateral-direito Julio Fidelis, com 5, e, por fim, o zagueiro Davi Schuindt, com 4 partidas.
Segundo dados do ‘Gato Mestre’ do site Globo Esporte, o Fluminense é o sétimo time que menos utiliza jogadores sub-23 no Campeonato Brasileiro. Ao todo, somente nove atletas com 23 anos ou menos entraram em campo pelo Tricolor.
Cabe comprar com o Palmeiras, líder do torneio, que fez uso de 14 jogadores sub-23, sendo 11 sub-21. Entre os cinco clubes que menos apostam em jovens estão Sport, Mirassol, Ceará, Vitória e Flamengo. A matéria não revelou o sexto colocado.
Jogadores de Xerém com mais jogos pelo Fluminense em 2025:
Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro. Jornalista formado pela FACHA, com passagens por agências do Brasil e do exterior. Atua produzindo conteúdo otimizado para SEO há mais de 6 anos e escreve sobre o dia a dia do Fluminense no NETFLU desde 2023.
Read more