Notícias
Palpites
Casas de apostas
Guias
Youtube
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Fluminense campeão mundial 1952? Entenda o reconhecimento da Fifa

Yan Rocha

Fluminense campeão mundial 1952? Para Fifa, o Fluminense é Campeão Intercontinental de 1952. No entanto, a entidade ainda não considera a conquista como um título ‘mundial’ de fato. Isso não é um problema, afinal, a entidade só passou a dizer que os intercontinentais disputados de 1960 a 2004 são ‘mundiais’ no ano de 2017.

Fluminense é considerado campeão Intercontinental de 1952 pela Fifa

Troféu do título intercontinental de 1952 no antigo museu do Fluminense (Foto: Flu Memória)

O primeiro passo foi dado, que foi o reconhecimento como um título oficial. Com isso, da mesma forma que fez em 2017, a entidade máxima do futebol deve considerar em um futuro não tão distante as conquistas de Palmeiras, em 1951, e Fluminense, em 1952, como ‘Mundiais’.

“A Fifa reconhece os resultados (de Fluminense e Palmeiras) como um torneio intercontinental, mas não valida o campeonato como um título mundial”, escreveu o jornal ‘O Globo’ em matéria publicada no último dia 14.

Além disso, no documento dos clubes envolvidos na Copa do Mundo de Clubes de 2025 a Fifa também considera as Copas Rio de 1951 e 1952 como torneios intercontinentais oficias.

Foto: Reprodução/Missão Sports/Instagram

A solicitação de 2017, inclusive, teve um grande apoio da Conmebol, que era quem promovia parte da organização do torneio de 1960 até 2004. O torneio de 2000, além dos de 2005 até 2023, foram organizados pela Fifa.

Em 2024, a própria Fifa passou a chamar o torneio do final do ano como Intercontinental. Tal atitude faz com que o Manchester City, campeão da ‘Fifa Club World Cup 2023’, utilize um patch um seu uniforme, enquanto o Real Madrid, campeão da ‘Intercontinental Cup 2024’, faz o uso de outro durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes de 2025.

Copa Rio Internacional de Clubes, disputada nos anos de 1951 e 1952

Ambas as edições foram vencidas por brasileiros. O Palmeiras venceu em 1951, quando venceu a Juventus na final. Já no ano seguinte, o Fluminense ficou com o título ao superar o Corinthians na decisão. O torneio não contou com a organização da Fifa, porém foi recebeu um acompanhamento da entidade.

Copa Intercontinental (ou Copa Toyota), disputada de 1960 até 2004

A partir do ano de 1960, Uefa e Conmebol passaram a organizar a Copa Intercontinental. O duelo era entre o campeão da Libertadores contra o campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Entre 1960 até 1979, os jogos eram de ida e volta, disputados nos estádios dos países dos clubes envolvidos. Já de 1980 até 2004, por questões de segurança, o duelo passou a ser jogado em jogo único em Tóquio, no Japão, sendo organizado pela Associação de Futebol do Japão.

Mundial Fifa de 2000

O Mundial de 2000 foi o primeiro que contou com a organização da Fifa. A competição era considerada ‘experimental’, sendo disputada no estádio do Maracanã e no Morumbi. Oito clubes disputaram a competição que contou com clubes de todos os continentes do planeta.

Mundial Fifa de 2005 até 2023

Foi somente a partir do ano de 2005 que a Fifa assumiu anualmente a organização do torneio. A partir deste momento, a disputa passou a contar com equipes de todos os continentes, visto que participam todos os campeões continentais. O Fluminense disputou a final do torneio contra o Manchester City em 2023.

Copa Intercontinental da Fifa, disputada a partir de 2024

A Copa Intercontinental da FIFA de 2024 é a continuação do formato anual de partidas entre os campeões continentais de uma respectiva temporada. A principal mudança é que o campeão da Europa já entra direto na decisão, enquanto o da América do Sul inicia a sua participação nas quartas de final.

Copa do Mundo de Clubes da Fifa de 2025

A Copa do Mundo de Clubes, competição que vem sendo disputada nos Estados Unidos entre os meses de junho e julho deste ano, veio para substituir a Copa das Confederações como evento teste da Fifa para a Copa do Mundo de Seleções. A ideia da entidade é aproveitar o momento de alta dos clubes, principalmente os europeus.

Mas afinal, é certo considerar o Fluminense campeão mundial 1952?

O Fluminense é campeão Intercontinental, assim como Palmeiras, Santos, Flamengo e Grêmio. Os torneios que essas equipes disputaram não contaram com equipes de todos os continentes do planeta. Já nos torneios vencidos por Corinthians, São Paulo e Internacional, a Fifa promoveu a organização e teve todos os campeões continentais. Contudo, em 2017, após um pedido da Conmebol, a entidade máxima do futebol passou a reconhecer como ‘mundial’ os títulos de Santos, Flamengo e Grêmio. Fluminense e Palmeiras, que tiveram os seus títulos considerados oficiais, ainda aguardam uma chancela da instituição, que ainda pode ocorrer no futuro por conta da inegável importância histórica da Copa Rio no passado.

Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro. Jornalista formado pela FACHA, com passagens por agências do Brasil e do exterior. Atua produzindo conteúdo otimizado para SEO há mais de 6 anos e escreve sobre o dia a dia do Fluminense no NETFLU desde 2023.

Read more