(Foto: Mailson Santana/FFC)

No próximo sábado, o Fluminense enfrenta o Grêmio no Maracanã, em jogo válido pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes já duelaram 86 vezes na história, nos quais o Fluminense perdeu mais do que venceu ou empatou. Contudo, de todos os jogos, o mais memorável é a virada do Tricolor carioca por 5 a 4 na temporada de 2019. Entre heróis e vilões, seis jogadores que estavam na partida irão entrar em campo novamente.

O dia era 5 de maio. O Grêmio, que também disputava a Libertadores na época, vinha bem no Brasileirão e escalou um time misto visando poupar atletas para a competição internacional. Vivendo um ano complicado, o Fluminense se encontrava na lanterna da competição e viajou para Porto Alegre com o elenco principal.

A partida foi considerada a melhor do Brasileirão 2019, não só pela quantidade de gols, mas também pela dinâmica “lá e cá” e o preparo técnico das equipes. Do elenco da época, cinco jogadores do Grêmio ainda estão no elenco e podem jogar: o lateral Bruno Cortez, o meia Jean Pyerre, os atacantes Everton e Alisson e o zagueiro Kannemann, considerado o vilão do jogo. Pelo lado do Fluminense, Matheus Ferraz e Nino seguem no plantel, mas o zagueiro está fora para disputar as Olimpíadas.