Em parceria com a Associação Carioca de Deficientes Físicos – ACADEF, o Fluminense recebeu na manhã desta terça, 20, os atletas da equipe de basquete adaptado que irão representar o clube. Ao todo, 18 jogadores fazem parte do time, que passará a treinar nas Laranjeiras, visando o retorno à elite da modalidade. Todos receberam as boas-vindas do diretor executivo de Esporte Olímpico, Emanuel Rego, que falou sobre a importância do projeto e seus desdobramentos, que geraram os convênios e incentivos do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC:

– Estamos muito orgulhosos em tê-los aqui e queremos que se sintam parte da família. Todas as áreas estão dispostas a entender as necessidades do time e o que vocês representam para o Fluminense. É uma oportunidade incrível para um clube de futebol. Vocês são os embaixadores da modalidade no Rio de Janeiro e esperamos que se sintam bem, como sentimos ao recebê-los aqui. Queremos fazer a coisa toda acontecer – disse o gestor.

 
 
 

O basquete em cadeira de rodas foi criado na década de 40, nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Primeiro esporte adaptado do Brasil, se tornou a modalidade mais difundida para pessoas com deficiência física. No Rio, a ACADEF existe desde 1997 e tem uma equipe própria, que faz parte da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CBBC:

– Montamos o time na década de 90 e aos poucos fomos conseguindo os equipamentos, que não são baratos para a prática do basquete adaptado, então o apoio do Fluminense é fundamental. Nossa ideia é formar atletas e o clube é parte importante nesse processo. Vai nos ajudar a ter mais integrantes na Seleção Brasileira – comentou Fernando Amaro, diretor da Associação.