Tricolor terá sequência no Maracanã
O Fluminense terá uma vantagem importante na preparação para a semifinal da Libertadores contra o Palmeiras: durante um mês, o elenco não precisará deixar o Rio de Janeiro. A sequência começa ainda durante a Data Fifa e só termina justamente na viagem para São Paulo, onde o Tricolor disputará o jogo de volta da semifinal.
A programação pode ajudar Marcão a controlar melhor a carga física do elenco em uma reta decisiva da temporada. Antes de enfrentar o Palmeiras fora de casa, serão cinco partidas no Rio, sendo quatro no Maracanã.
O período de estabilidade começa durante a Data Fifa. Depois de 18 dias entre descanso e treinamentos, o Fluminense volta a campo em 8 de outubro, contra o Coritiba, no Maracanã.
Na sequência, o calendário reserva mais três compromissos no Rio. O Tricolor enfrenta o Flamengo pelo Brasileirão, recebe o Palmeiras pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores e depois encara o Santos.
A única partida fora do Maracanã nesse intervalo será o clássico contra o Flamengo, mas também será disputada no Rio. Com isso, o Fluminense poderá manter praticamente toda a rotina do elenco concentrada na cidade.
Veja a sequência:
A ausência de viagens ganha ainda mais importância pelo calendário apertado. O Fluminense terá quatro jogos em 10 dias antes de deixar o Rio de Janeiro, incluindo o primeiro confronto com o Palmeiras pela Libertadores.
A comissão técnica poderá aproveitar o período para trabalhar recuperação, controle de carga e preparação específica para cada adversário. A ideia é chegar ao primeiro jogo da semifinal com o elenco nas melhores condições possíveis e, depois, ter novamente alguns dias para preparar a partida decisiva em São Paulo.
A logística também muda completamente em relação a períodos de maior desgaste. Sem deslocamentos de avião entre os compromissos, o Fluminense terá uma rotina mais previsível justamente antes dos dois jogos que podem definir sua temporada.
Depois da sequência de outubro, o calendário prevê outro intervalo sem partidas. O Fluminense terá cerca de uma semana de descanso no fim do mês, durante a disputa das semifinais da Copa do Brasil.
Em novembro, haverá ainda uma nova Data Fifa, entre os dias 9 e 17. Nesse momento, o Tricolor já saberá se estará ou não na final da Libertadores, marcada para 28 de novembro, em Montevidéu.
Segundo o ge, o Fluminense tem 64 partidas garantidas em 2026, com outras 12 ainda previstas no calendário. O planejamento físico, portanto, ganha importância especial na reta final, principalmente diante da possibilidade de disputar as últimas fases das principais competições da temporada.
Bruno Nunes Loreto é jornalista formado em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como redator desde 2016, passando por sites como Torcedores, 90min, Bolavip e Antenados no Futebol. Exerce a função de repórter no NETFLU.
Leia mais