
Filho de ingleses foi o precursor do futebol no Brasil
Por meio de suas redes sociais, o Fluminense rendeu homenagens ao fundador do clube, em 1902. Descendente de ingleses, Oscar Cox nasceu há exatos 146 anos, em 20 de janeiro de 1880. Apaixonado por futebol, foi o precursor do esporte no país tupiniquim.
Oscar Cox também foi o primeiro presidente do Fluminense e atuou como atleta, entre 1902 e 1908. Foram nove jogos, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Não marcou gols nesse recorte.
Há 146 anos, em 20 de janeiro de 1880, no Rio de Janeiro, nascia Oscar Alfredo Sebastião Cox. Apaixonado por futebol, em 21 de julho de 1902 teve a Melhor Ideia de Todos os Tempos e fundou o Fluminense Football Club.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 20, 2026
Pioneiro do futebol brasileiro, primeiro presidente e também… pic.twitter.com/VZeCv2kpPx
Com Oscar Cox, o Fluminense faturou os Cariocas de 1906 e 1908. Ele faleceu em 06 de outubro de 1931, aos 51 anos. Atualmente, o nome do fundador batiza a rua que dá acesso ao CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca.
Paulo Vitor Vasconcellos é tricolor fanático, escritor e jornalista formado em 2016 pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou, de 2015 a 2018, como redator de esportes e, posteriormente, de cinema no portal VAVEL Brasil, cobrindo o Fluminense e a Comic Con Experience 2016 e 2017. Autor do livro Olhos de Lázzuli, ficção e fantasia voltada especialmente para o público infanto-juvenil.
Read more