Foto: Luiz Costa/AFP

Quando pisar no gramado do Estádio Atanasio Girardot, palco do jogo de hoje contra o Atlético Nacional (COL), pela Copa Sul-Americana,o Fluminense pode até ser recebidone de forma hostil pela torcida verde e branca, mas com a honra de ter sido protagonista dos jogos inaugurais da principal praça esportiva de Medellín.

Em 19 de março de 1953, um time tricolor que tinha Telê Santana como principal craque encarou o Deportivo Cali (COL) e ficou em um empate por 1 a 1. A partida que abriu aquela rodada dupla foi entre Atlético Nacional Nacional e Alianza (PER). Na campanha na Colômbia, o Flu ainda empatou com os peruanos, venceu os adversários de hoje, mas ficou com o vice-campeonato do Quadrangular Internacional de Medellín, cujo troféu ficou com o Cali.

 
 
 

A excursão do Tricolor pela cidade colombiana terminou com Simões (2 gols) como o artilheiro da equipe no evento festivo. O troféu não veio, mas as cores do clube ficaram para sempre misturadas à história do estádio que também abriga o Independiente Medellín, o outro clube da região.