Para evitar por completo chance de eliminação precoce, Fluminense tem de vencer o Botafogo nesta quinta (Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense tem, nesta quinta-feira, um compromisso vital para suas pretensões no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A equipe tricolor encara o Botafogo, às 15h, no Luso Brasileiro, pela quinta rodada.

Para evitar por completo a possibilidade de ser eliminado com uma rodada de antecedência, precisa vencer o clássico. Somente os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final e o Fluminense está em terceiro no Grupo C, com cinco pontos. O Alvinegro lidera, com dez, e o Sport, com sete, é o segundo. O Náutico é o lanterna sem pontuar e já não tem chances de se classificar.

Apesar da situação complicada, o Flu ainda depende de suas forças. Se vencer os dois jogos que tem pela frente, chegará a 11 pontos e garantirá, na pior das hipóteses, um triplo empate com Botafogo e Sport. Neste caso, a decisão seria no saldo de gols (pois todos teriam três triunfos).


Na última rodada, o Fluminense terá pela frente o eliminado Náutico, na quinta que vem, nas Laranjeiras. Já Sport e Botafogo se enfrentarão na Ilha do Retiro. Todos terão 11 se o Tricolor e o Leão da Ilha vencerem nesta quinta, além do Sport empatar com o Bota na rodada final.

Já se o Tricolor vencer seus dois compromissos e houver vencedor entre Sport e Botafogo, o Fluminense ultrapassa automaticamente o derrotado no duelo. O melhor cenário para a última rodada seria se por acaso o time das Laranjeiras ganhar o Clássico Vovô além do Leão tropeçar no rival Náutico (empate serve). Neste caso, o Flu só precisaria ganhar do Timbu na rodada final e conseguiria a classificação sem ter de depender do saldo.

Por outro lado, mesmo um empate frente ao Botafogo pode fazer o Fluminense dar adeus prematuramente ao Brasileiro sub-23. Para isso, basta que o Sport vença o Náutico, em duelo que será disputado no mesmo horário, nos Aflitos.