Mais um ano em que o Fluminense se consolida como referência no futebol em categorias de base ao representar o Brasil no programa F4F, Football for Friendship (Futebol pela Amizade). Lançado nesta quita-feira em Brasília, o projeto, que é organizado pela Gazprom e promovido pela FIFA, tem como objetivo envolver as gerações mais jovens ao redor do mundo na promoção dos mais importantes valores humanos (amizade, igualdade, paz e respeito pelas diferentes culturas e nacionalidades).

Através de uma parceria entre a CBF e o Fluminense, o Brasil terá uma delegação participante no Sexto Fórum Internacional para Crianças e também da disputa do Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade de 11 a 15 de junho, em Moscou, na Rússia, país sede da Copa do Mundo FIFA 2018. Jogador de futebol das categorias de base do Fluminense, Gustavo Cintra, de 13 anos, e a saltadora do Tricolor, Luíza Zein, de 12 anos, serão os representantes brasileiros.

 
 
 

– Estou muito honrado de poder representar o Brasil e meu clube na Rússia. Nunca imaginei que, tão jovem, eu fosse jogar bola com gente de todo o mundo. Fico muito feliz de poder participar, conhecer novas culturas e fazer novas amizades – disse Gustavo. Já Luíza será a repórter mirim no Centro de Imprensa Internacional para Crianças do F4F. Ela também será responsável por apresentar valores a serem discutidos no Fórum.

– Os temas que vou levar para a discussão são o combate a intolerância e a igualdade de gêneros. Estou estudando muito sobre eles porque quero fazer a diferença na vida desses jovens, baseada nas minha experiências. Sempre joguei futebol, mas sempre era a última a ser escolhida, por ser menina. Isso sempre me incomodou. Com a chegada dessa oportunidade, eu resolvi levar isso às outras pessoas – destacou a atleta.

Além dos dois atletas, o Fluminense terá na comitiva o auxiliar técnico da base Pedro Sanchez. A CBF, que desenvolve o projeto CBF Social e é engajada em questões que visam melhorias a jovens em vulnerabilidade social através do esporte será representada na delegação do país no evento pelo gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto.