Fred virou "adm" do Instagram do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Falta muito pouco para um dos maiores ídolos da história do Fluminense dar o seu adeus ao futebol. No sábado, Fred fará, diante do Ceará, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, sua última partida como jogador profissional. Informa o site ge que o clube terá uma semana de surpresas diárias para homenagear o atacante.

Tais surpresas, ainda de acordo com o portal, estão sendo tratadas como “segredo de estado” no Flu até mesmo de funcionários. Algumas ações já tiveram início nas redes sociais, como, por exemplo, recordações de gols históricos do camisa 9 sendo postadas. O vídeo do marcado de bicicleta frente ao Coritiba, o 200 de sua carreira, foi o primeiro. Fred ainda foi liberado para ser o “adm” da conta do clube no Instagram.


Antes, o Fluminense já havia lançado um site dedicado ao ídolo, com números, histórias, fotos, papeis de parede e produtos oficiais. E anunciado a confecção de ingressos especiais de recordação do jogo.


Por falar em ingressos para sábado, já esgotados desde semana passada, Fred chegou a marcar o presidente do Ceará, Robinson de Castro, em postagem no perfil oficial do Fluminense pedindo para liberarem a carga de visitantes para dar chance a mais tricolores irem ao jogo. Não está descartada essa possibilidade.

Ao longo da semana, o clube também vai anunciar novo velho conhecido patrocinador: a “Frescatto”, marca de alimentos que patrocinou o Fluminense entre 2015 e 2018 e tem ligação com o Fred. Na época, a empresa era responsável por bancar os direitos de imagem do camisa 9. Sua volta ao uniforme tricolor será justamente no último jogo do ídolo.

E no sábado, o Fluminense prepara um dia cheio de programações. Os eventos dentro do Maracanã começarão assim que os portões do estádio forem abertos de tarde, geralmente duas horas antes da partida – por isso será importante chegar cedo desta vez. E depois do apito final, também haverá um momento derradeiro para marcar a despedida da torcida com o seu ídolo. Por ser a única coisa pós-jogo, há o risco de um eventual tropeço “colocar água no chope”. Mas, se esse for o caso, internamente há esperança que os tricolores terão o entendimento que “o coração terá que falar mais alto”.

Mas as ações da semana não o envolverão diretamente, pois estará blindado juntamente ao elenco em treinamentos fechados no CT Carlos Castilho em todas as manhãs desde a reapresentação, na terça, até o fechamento da preparação, na sexta. Fred tem 199 gols com a camisa do Fluminense e, claro, almeja encerrar a carreira chegando à marca de 200.