O movimento contra a retomada do Campeonato Carioca em meio à pandemia do novo coronavírus foi liderada por Fluminense e Botafogo do início ao fim. Aliados nos discursos e fora das quatro linhas neste momento, os clubes são adversários neste domingo, em confronto válido pela semifinal da Taça Rio. A partida, às 16h, no Estádio Nilton Santos. O Tricolor entra com a vantagem do empate por ter terminado como líder do Grupo B.

Sempre que podem, jogadores e comissão técnica das duas equipe expressam o descontentamento com a retomada dos jogos. Paulo Autuori, técnico do Bota, citou a falta de clima para jogar. Odair Hellmann, do Flu, criticou o trabalho muito curto com a volta apressada. A união nos bastidores ajudou a postergar ao máximo a reestreia das equipes e aumentou o número de capítulos de uma conturbada volta do Carioca.

Dentro do campo os dois times estão fragilizados tecnicamente e ligam os desgastes, principalmente físicos, ao pouco tempo de treinamento e três jogos realizados na última semana. O Fluminense vem de uma derrota dolorosa contra o Volta Redonda e um empate por 0 a 0 com o Macaé, em duas partidas de pouca inspiração e muitas falhas. Já o Botafogo também ficou em igualdade sem gols contra a Portuguesa no meio da semana, mas goleou a Cabofriense na reestreia.

O primeiro encontro das equipes neste ano foi pela última rodada da Taça Guanabara, no Maracanã, quando o Fluminense contou com um show de Nenê para vencer por 3 a 0. Mesmo podendo empatar para se classificar, o Tricolor enxerga uma necessidade ainda maior de vencer para recuperar a confiança interna e da torcida após dois resultados ruins. 

A partida marca também o reencontro de Fred com sua maior vítima com a camisa do Fluminense. Na primeira passagem, o atacante marcou 14 gols contra o Botafogo e espera que as boas lembranças o ajudem a finalmente desencantar. Nos dois jogos que atuou até o momento, passou em branco e teve atuações ainda discretas. 

Confira todas as informações do “Clássico Vovô” deste domingo:

FLUMINENSE X BOTAFOGO

Data/hora: 05/07/2020 – Às 16h (de Brasília)
Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães, Michael Correia e Diogo Carvalho Silva
Transmissão: TV Globo e tempo real do NETFLU

FLUMINENSE:  Muriel, Gilberto, Nino, Digão e Egídio; Hudson, Dodi (Marcos Paulo) e Yago Felipe; Nenê, Wellington Silva e Fred. Técnico: Odair Hellmann.

Lesionados: Frazan e Igor Julião
Suspensos: Matheus Ferraz
Pendurados: Ninguém

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Cícero (Fernando), Kanu; Luiz Fernando, Caio Alexandre, Keisuke Honda, Danilo Barcelos; Luís Henrique, Bruno Nazário; Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori.

Lesionados: Marcinho
Suspensos: Ninguém
Pendurados: Ninguém