Na noite desta quarta-feira, o Fluminense entrou em campo novamente pela Taça Libertadores para enfrentar o Independiente Santa Fe, da Colômbia, no Maracanã. Com uma atuação ruim no primeiro tempo, o Tricolor “acordou” na segunda etapa e venceu o adversário de virada por 2 a 1. Fred e Caio Paulista fizeram os gols do triunfo do Time de Guerreiros. Com o resultado, o Fluminense chegou a 8 pontos, lidera de forma isolada o Grupo D e dá um grande passo para avançar às oitavas da Libertadores.

Ao apito inicial, o Flu tentou trocar passes e ditar o ritmo da partida, mas a apatia chamou a atenção. O adversário, por sua vez, não ficava atrás e buscava o jogo, já que o empate praticamente o eliminava. Mesmo jogando em casa, o Tricolor tinha muitas dificuldades e claramente perdia no meio-campo. Pouco criativo na frente e dando liberdade pelo meio e espaços atrás, o clube verde, branco e grená viu o Santa Fe ter as melhores oportunidades na primeira etapa.

 
 
 

Na mais perigosa delas, Marcos Felipe teve que sair de forma arrojada para evitar o gol dos colombianos, e em pelo menos outras duas ou três chances, a zaga ficou apenas olhando o adversário trocar passes e entrou como bem pretendia na área. De cabeça pelo meio da área e entrando no segundo pau, o Santa Fe só não foi para o vestiário na frente porque pecou na conclusão. Já o Flu, praticamente não fez o goleiro colombiano trabalhar.

Após um primeiro tempo terrível, Roger promoveu mudanças no Time de Guerreiros para a etapa complementar. Saiu Luiz Henrique e entrou Gabriel Teixeira. Com 7′, o primeiro chute do Flu na direção do gol do foi do garoto Fred ajeitou de peito e Gabriel Teixeira bateu direita da entrada da área, mas o goleiro tirou com a pontinha dos dedos no canto. Minutos depois, o Santa Fe, que continuava melhor em campo, chegou ao gol.

Em lançamento por entre os zagueiros, Jérsson González bateu de primeira, sem chances para Marcos Felipe, fazendo 1 a 0 para os visitantes. Mas não deu nem tempo de lamentar. Isso porque, logo depois, em boa escapada de Kayky pelo lado direito, o jovem cortou para o meio e serviu Fred. O matador não perdoou. Recebeu no meio da área e tocou no cantinho para deixar tudo igual: 1 a 1.

O gol de empate deixou o Flu mais ligado, mas o Santa Fe ainda era perigoso. Pouco depois dos 30′, a virada veio. Em lançamento milimétrico de Cazares, Caio Paulista recebeu em velocidade, invadiu a área e bateu na saída para colocar o Fluzão à frente: 2 a 1. Na reta final, o Tricolor teve chances para ampliar, mas segurou o placar até o apito final. Agora, o Flu “vira a chave” para o Carioca. No próximo sábado, encara o Flamengo no primeiro jogo da decisão.

O Time de Guerreiros entrou em campo com: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (Wellington 36’/2ºT), Yago e Nenê (Cazares 21’/2ºT); Kayky (Caio Paulista 28’/2ºT), Luiz Henrique (Gabriel Teixeira 00’/2ºT) e Fred (Raúl Bobadilla 36’/2ºT).