O Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de quatro partidas de jejum, o Tricolor acordou no segundo tempo, após uma etapa inicial muito ruim, e superou o Flamengo por 1 a 0, na Neo Química Arena, pela nona rodada. O gol foi marcado por André já nos descontos.

No primeiro tempo, os tricolores viram cenas de um filme repetido. A equipe adversária com mais posse de bola e volume e o Flu esperando para sair quando desse. O time das Laranjeiras mostrou uma pobreza enorme de jogadas.

Em toda a primeira etapa, o Fluminense ameaçou uma única vez, com Fred cabeceando bola cruzada de Egídio para defesa de Diego Alves. As tentativas se limitavam a arrancadas esporádicas dos pontas Caio Paulista e Gabriel Teixeira.


Já o Flamengo deu diversos sustos. Marcos Felipe teve de trabalhar bem em finalizações de Bruno Henrique e Michael. Chegou a ficar vendido em cabeçada de Gustavo Henrique no travessão e em chute de Rodrigo Caio que passou raspando. A arbitragem do fraco Luiz Flavio de Oliveira também mereceu destaque antes do intervalo. Afinal, Vitinho, já com amarelo, acertou uma bicuda na canela de Biel e ele pipocou de aplicar o vermelho. Ridículo.

Na etapa final, o panorama mudou pouco. Porém, o rival, mesmo com mais bola e presença ofensiva, já não ameaçava tanto. Diante da inércia de seu time, o técnico Roger Machado começou a trocar peças e não o esquema. Primeiro, saíram Fred e Cazares para as entradas de Nenê e Lucca, respectivamente. Logo depois, Caio Paulista sentiu o ritmo e deu lugar a Luiz Henrique.

As alterações surtiram efeito para o Fluminense na parte ofensiva. Lucca recebeu belo lançamento de Nenê, driblou Diego Alves, mas, sem ângulo e com a bola na esquerda, finalizou fraquinho permitindo recuperação da defesa rubro-negra. Luiz Henrique também teve boa oportunidade ao fazer jogada individual e parar em boa intervenção do goleiro da Gávea.

O jogo ficou mais aberto nos minutos finais. O Flu tinha espaço para contra-atacar e chegou em diversos momentos com mais homens à frente em relação aos defensores adversários. Ficou faltando a escolha certa da jogada, o passe certeiro para vencer a zaga rubro-negra.

Já no finzinho, Luiz Henrique fez boa jogada individual e rolou para André guardar e garantir a vitória do Fluzão. Um prêmio à coragem que faltou na primeira etapa. Que fique a lição para os próximos compromissos. Futebol é para ser jogado. Vamos que vamos!

Na próxima rodada, o Tricolor encara o Ceará, quarta-feira, em São Januário.

O Fluminense jogou com: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (André, 41′ do 2ºT), Yago e Cazares (Nenê, 21′ do 2°T); Caio Paulista (Luiz Henrique, 25′ do 2°T), Gabriel Teixeira (Kayky, 41′ do 2ºT) e Fred (Lucca, 21′ do 2°T).