O Brasil segue sem conseguir conquistar a tão sonhada medalha de ouro no futebol feminino nos Jogos Olímpicos. Depois de um grande mata-mata, deixando duas favoritas pelo caminho, a seleção comandada por Arthur Elias ‘bateu na trave’ ao ser derrotada pelos Estados Unidos.
Após passar pela dona da casa França e a atual campeã do mundo Espanha, o Brasil encontrou pela frente seu maior “carrasco” nas Olimpíadas. Em sua terceira final, as brasileiras viram o cenário de 2004 e 2008 se repetir e caíram, mais uma vez, contra as norte-americanas.
Brasil cria no 1º tempo, mas falha e é derrotado na segunda etapa
Para o duelo, o Brasil teve à disposição a craque Marta. No entanto, depois da suspensão de duas partidas por conta da expulsão contra a Espanha na última rodada da fase de grupos, a camisa iniciou a decisão no banco de reservas.
A escolha de Arthur Elias se mostrou acertada nos primeiros 45 minutos e a Seleção Brasileira teve chances para inaugurar o placar. Logo com dois minutos, Ludmila perdeu chance de ouro cara a cara com Alyssa Naeher.
Com 15 minutos, a atacante chegou a balançar as redes dos Estados Unidos, mas o gol de Ludmila acabou anulado por conta de um impedimento.
Ainda durante a primeira etapa, o Brasil, que contou com a segurança da goleira Lorena no sistema defensivo, levou perigo com Gabi Portilho, que fez a goleira Naeher trabalhar durante os acréscimos.
O castigo para o Brasil veio aos 11 minutos do segundo tempo. Em uma falha de marcação, Mallory Swanson recebeu livre, invadiu a área e, cara a cara com Lorena, colocou a bola nas redes.
Com a desvantagem no placar, Arthur Elias levou Marta a campo e ainda fez outras mudanças para tentar aumentar o ímpeto ofensivo. A melhor chance veio apenas durante os 10 minutos sinalizados de acréscimos, com Adriana, de cabeça.
A derrota adia mais uma vez o sonho do Brasil, que agora acumula três medalhas de prata. Já os Estados Unidos acumulou seu quinto ouro em Jogos Olímpicos.
[lwptoc]