A temporada 2024/25 está começando na Europa e, em meio ao início das principais competições do planeta, mudanças nas regras do futebol estão em pauta. Presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC, sigla em italiano), Gabriele Gravina sugeriu novos testes nesta semana.
Responsável por regular o futebol no mundo inteiro, a International Board (IFAB) recebeu indicações de possíveis novidades da dirigente. De acordo com Gravina, o objetivo é tornar o jogo alinhado com a modernidade e cada vez mais atrativo.
As sugestões da FIGC para o futebol
As principais ideias da Federação Italiana envolvem a utilização do árbitro de vídeo (VAR). A FIGC sugeriu que o uso da tecnologia aconteça apenas mediante desafios, que seriam permitidos com limites para as equipes. Além disso, o órgão propõe a paralisação do cronômetro em cada interrupção.
“O objetivo é ter um jogo mais claro e um espetáculo cada vez mais divertido, principalmente para os jovens. Não sabemos se todos os nossos pedidos serão atendidos, mas temos que tentar. Este pedido vai tornar mais pontual, precisa e transparente a revisão de vídeo em episódios considerados polêmicos pelos protagonistas“, disse Gravina.
Além disso, a Federação Italiana também sugeriu uma adaptação da regra dos 6 segundos, que é o tempo máximo que os goleiros podem ficar com a bola na mão. Ao invés de tiro livre indireto, as equipes teriam um arremesso lateral na altura da marca do pênalti.
A FIGC aguarda que a IFAB avalie e dê sinal verde para começar a testar as sugestão em jogos amadores e divisões inferiores.
Receba notícias da Serie A no seu WhatsApp!
[lwptoc]