The Best 2023: sem Vinicius Jr, Fifa lista indicados ao prêmio

Haaland, De Bruyne, Mbappé e Messi estão entre os concorrentes
Pinterest LinkedIn Tumblr

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (14) os indicados ao Fifa The Best 2023. No masculino, metade da lista de 12 nomes é composta por jogadores do Manchester City, dentre eles Haaland e De Bruyne. Atual vencedor do prêmio, Messi foi indicado, assim como Mbappé. Vinicius Jr ficou fora da lista, assim como Neymar e Cristiano Ronaldo.

Entre os treinadores, Guardiola é o grande favorito após conquistar a tríplice coroa com o Manchester City. Simone Inzaghi, Ange Postecoglou, Luciano Spalletti e Xavi completam a lista.

Os votos serão computados até o dia 6 de outubro e podem participar treinadores e capitães das seleções nacionais, além de jornalistas representantes de cada federação. O público também participa da eleição através do site oficial da entidade. A cerimônia de premiação ainda não tem data confirmada.

Indicados a melhor jogador do mundo

Indicados a melhor treinador(a) do mundo no masculino

  • Pep Guardiola (Espanha / Manchester City)
  • Simone Inzaghi (Itália / Inter de Milão)
  • Ange Postecoglou (Austrália / Celtic e Tottenham)
  • Luciano Spalletti (Itália / Napoli)
  • Xavi (Espanha / Barcelona)
Foto: Divulgação / Fifa

Como funciona o Fifa The Best

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade define uma lista de finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, o Fifa The Best 2022 teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Fifa The Best 2023, com a avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, é um reajuste ao modelo utilizado nos anos anteriores.

Autor