Faltando 15 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a competição começa a se desenhar para sua reta final, com os times que brigarão na parte de cima e aqueles que brigarão na parte de baixo da tabela. Na primeira página, chama atenção a diferença de pontos do oitavo para o nono colocado. O Flu (8º) tem 36 e o Fortaleza (9º) soma 29. São sete pontos de diferença.

Isso indica que o grupo dos oito primeiros desgarrou e esses deverão ser os times que brigarão por uma vaga na Libertadores e/ou pelo título. Vale ressaltar que o G6 ainda pode virar G8. Caso o campeão da Copa do Brasil e da Libertadores estejam nesse meio, abrirão vaga para os clubes que vem atrás. Com isso, o Flu poderá se beneficiar e beliscar uma vaga.

 
 
 

O equilíbrio mesmo está na parte de baixo. Do 9º colocado até o 17º, primeiro time dentro do Z4, a diferença é de apenas cinco pontos. Isso quer dizer que todos do Fortaleza para baixo estão sujeitos a brigar contra o rebaixamento. Em uma sequência negativa, a chance de despencar e ir parar na zona de rebaixamento é grande. Confira a tabela: