(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Vai voltar ou não? Nesta sexta-feira, o Governo do Estado do Rio de Janeiro enalteceu o protocolo de segurança “Jogo Seguro”, produzido em conjunto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e os médicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca. A finalidade do documento é liberar a retomada da competição. Em nota, o governo estadual ressaltou que “os pontos apresentados no protocolo representam um grande avanço e um passo muito importante para um planejamento seguro do retorno dos jogos de futebol”.

A FERJ aguarda o aval definitivo das autoridades para marcar nos próximos dias uma nova reunião para votação da data de retorno do Estadual, o que será decidido após análise, também, das estatísticas da Covid-19 no estado.

Confira a íntegra do comunicado do governo:

“Os pontos apresentados no protocolo “Jogo Seguro” representam um grande avanço e um passo muito importante para um planejamento seguro do retorno dos jogos de futebol. O documento está baseado em padrões internacionais e prevê medidas de segurança, higiene e isolamento social, para evitar o risco de contágio da Covid-19 entre os envolvidos. Inclusive, atende ao decreto do Governo do Estado, com a realização de partidas mediante ausência de público.

A data para retomada das competições está sendo analisada, diante dos quesitos necessários para a realização dos jogos, considerando as estatísticas do cenário da Covid-19 no Estado, e também os posicionamentos dos clubes e dos atletas envolvidos.”