Em 1984, Fluminense deu o troco diante do Corinthians por eliminação da Máquina de 1976

No dia 20 de maio de 1984, o Fluminense superava o Corinthians na semifinal do Campeonato Brasileiro e dava passo importantíssimo para a conquista do bicampeonato nacional (conquistado posteriormente frente ao Vasco). Foi o troco de 1976, quando a Máquina havia sido superada pelos paulistas nos pênaltis na mesma fase da competição.

Para passar pelo Corinthians em 1984, o Fluminense venceu em São Paulo por 2 a 0 empatou no Maracanã sem gols. Atacante do time campeão, Tato recorda como foi.

 
 
 

— Aquele jogo representou muito. Sem dúvidas, o Corinthians, naquela época, tinha um baita de um time e nos classificarmos em cima deles, da maneira que foi, com o 2 a 0 lá e o 0 a 0 no Maracanã… No segundo jogo, atuamos com o resultado na mão, mas foi muito especial. (A classificação) Me traz muita coisa à memória. Meu primeiro jogo pelo Fluminense, contra um time grande, pelo Brasileiro, foi contra o Corinthians, no Morumbi, em 83. Nós perdemos o jogo, por sinal. Tiveram vários outros jogos, mas, sem dúvida, o que ficou marcado foi essa classificação. Tive a oportunidade de fazer o segundo gol no primeiro jogo, e tive uma boa participação na segunda partida. Isso tudo é muito gratificante, ficamos na história do clube. Até então, o Fluminense não tinha ganho um Brasileiro. É algo muito gratificante para minha carreira e até hoje as pessoas falam comigo sobre aquele time – disse.

Quem também guarda boas recordações daquela classificação é o ex-meio de campo Deley. Ele lembra que o Corinthians tinha um time forte e vinha embalado.

— Pelo jogo que tínhamos feito no Morumbi, tínhamos uma confiança muito grande. Não era arrogância, nem desrespeito. Mas foi fantástica (a classificação). Aquele jogo [no Morumbi], o próprio Parreira diz que foi um dos maiores da carreira dele e acho que foi o maior jogo daquele time. Aquilo nos deu uma confiança muito grande para o segundo jogo e, ao mesmo tempo, tirou o embalo do Corinthians, que tinha ganho de 4 do Flamengo, feito brincadeira no placar eletrônico – contou.

Zagueiro naquela equipe, Ricardo Gomes foi mais um a destacar a força que tinha o Corinthians na ocasião.

— Foi um jogo em que a torcida do Corinthians lotou o Morumbi. Na fase anterior, eles tinham ganho do Flamengo por 4 a 1, mas fomos tecnicamente perfeitos na utilização da bola. Tivemos o domínio durante os 90 minutos – salientou.