(Foto: Rafael Moraes - Photocamera)

No dia 20 de abril de 2011, o Fluminense conseguia uma classificação épica para as oitavas de final da Libertadores. Em jogo fora de casa, superou o Argentinos Juniors por 4 a 2 e avançou de fase quando suas chances antes da partida giravam em apenas 8%.

O Flu fez campanha ruim na fase de grupos e chegou à última rodada precisando vencer e torcer para o Nacional (URU) perder para o América do México. Em caso de empate naquela partida em Montevidéu, o que ocorreu, precisava vencer por dois gols de diferença. E assim foi.

 
 
 

Flu e Argentinos chegaram à Libertadores de 2011 como campeões nacionais. Na partida que completa dez anos, o Tricolor saiu na frente com gol do lateral-esquerdo Júlio César. O adversário igualou em cobrança de pênalti. Ainda no primeiro tempo, Fred chutou forte em cobrança de falta e recolocou o Fluminense em vantagem.

Veio a segunda etapa e o Argentinos Juniors novamente empatou. Quando Rafael Moura fez 3 a 2 para o Fluminense, ficou faltando um gol. Aos 43 minutos, o volante Edinho invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro adversário. Pênalti que Fred converteu e garantiu a heroica classificação.

Ao término da partida, os jogadores adversários iniciaram uma briga generalizada no gramado.