(Foto: Mailson Santana/FFC)

O técnico Roger Machado ainda não deu pistas do time do Fluminense que entrará em campo na próxima terça-feira, às 21h35, para encarar o Macaé, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. Em entrevista após o empate com o Vasco, o treinador, preocupado com os contra-ataques sofridos, chegou a cogitar uma mudança de formação, o que abre um precedente, mas não confirma que haverá alterações.

A única mudança praticamente confirmada é o retorno do zagueiro Luccas Claro no lugar de Frazan, bastante questionado pela torcida tricolor. O atleta já está à disposição do treinador e tem grandes chances de fazer sua estreia na temporada de 2021 diante do Macaé. Com seu retorno, o técnico espera mais solidez defensiva, principalmente pelo lado esquerdo do campo.

 
 
 

Outro que também tem convivido com críticas constantes do torcedor verde, branco e grená é o atacante Lucca. Diante de jovens valores revelados em Xerém como Gabriel Teixeira, Kayky e John Kennedy, os torcedores defendem a barração do atleta para a entrada de um desses jovens ao lado de Fred e Luiz Henrique na frente. No entanto, se optar por modificar o esquema, a entrada de mais um volante no lugar do atleta não seria surpresa.

Roger testou um esquema diferente em alguns jogos desse Carioca, uma alternativa ao 4-3-3 usual. Em uma espécie de 4-3-1-2, escalou um tripé de volantes, formado por Wellington, Martinelli e Yago, com um meia de criação mais à frente e dois homens no ataque. A formação em questão pode ajudar a fortalecer a marcação no meio e pelos lados do campo, com dois volantes abertos para auxiliar os laterais na cobertura. Resta aguardar para ver.