PRÉ-JOGO - FLUMINENSE X UNIÓN ESPAÑOLA | COPA SUL-AMERICANA | NETFLU NA REDE
Laranjeiras foi palco de jogos históricos do Tricolor, de rivais e da Seleção
O estádio Manoel Schwartz, mais conhecido pelo nome de estádio de Laranjeiras, completou 106 anos no último domingo (11). A partida de inauguração foi uma goleada da Seleção Brasileira diante do Chile, que terminou 6 a 0.
Vale destacar que Laranjeiras foi o primeiro estádio do país. Antes, os clubes utilizavam somente um campo com uma pequena arquibancada, sem qualquer estrutura de cimento. Em 1914, inclusive, no campo da Rua Guanabara (como era conhecido palco do Tricolor antigamente), a Canarinho fez a sua primeira partida na história.
O Fluminense apresenta um excelente retrospecto no seu histórico e eterno estádio próprio. Nas 862 partidas em que disputou, venceu 540 jogos, empatou 164, sendo superado em 158 oportunidades. Marcou 2.176 gols e sofreu 1.041 tentos. Mantém um aproveitamento de 68,99% no segundo campo onde mais atuou ao longo de sua vitoriosa história.
Em 1922, Laranjeiras passou por reformas de ampliação e modernização. Chama atenção desde tal ano o estádio nunca mais foi reformado. No ano de 1961, o estádio do Fluminense sofreu uma demolição parcial da sua arquibancada que dá na Rua Pinheiro Machado. Os governantes da época tinham o desejo de duplicar a rua e o Tricolor teve parte de seu patrimônio sacrificado em prol da população carioca.
Diversos rivais do Tricolor das Laranjeiras também mandaram partidas em Laranjeiras, já que por muitos anos o Fluminense era o único na cidade com um estádio próprio. O primeiro clássico entre Flamengo e Vasco, por exemplo, foi no campo, além dos outros envolvendo o Tricolor. Inclusive, o próprio Vasco conquistou seu primeiro título da história em Laranjeiras, cedido pelo Tricolor ao Cruzmaltino, que precisava de um lugar para disputar seus duelos.