2O novo vice-presidente de marketing do Fluminense, Leonardo Lemos, concedeu uma entrevista ao site do grupo político Flusócio. Leonardo foi indicação dos membros do grupo de de sustentação da atual gestão para ocupar a pasta, antes de ocupada por Marcello Gonçalves, que se afastou do clube. Confira abaixo na íntegra a conversa:

 


 
 
 

Inicialmente, fale um pouco sobre você como tricolor, sua formação acadêmica e experiência de vida profissional.

Toda minha família é imigrantes portugueses que desde a chegada (tanto lado materno quanto paterno) escolheram o Fluminense para torcer. Cresci sendo levado ao Maracanã pelos meus pais. Nunca deixei de ir aos jogos do Fluminense.

Em 2008, no início da Libertadores, conheci o blog da Flusócio e passei a acompanhar a política do clube. Mas não me sentia capaz de ajudar. Fui buscar especialização. Fiz uma pós-graduação em Negócios do Esporte e só aí me associei ao Fluminense em 2012. No ano seguinte, entrei para a Flusócio.

Sou formado em Comunicação Social. Ainda na faculdade entrei na TV Globo. Trabalhei na cobertura das Olímpiadas de Sydney, da Copa do Mundo da Coréia e do Japão e nos desdobramentos dos atentados ao WTC. Fiz alguns trabalhos como freelancer em produtoras de TV para campanhas eleitorais e para a ESPN International. Depois, fui convidado para trabalhar em um escritório de assessoria de comunicação onde trabalhei com algumas empresas, celebridades e eventos.

No fim de 2004, abandonei a carreira para empreender como empresário. E desde então, tenho estado à frente de empresas. Já tive uma lojas de calçados e há 5 anos tenho lojas de móveis.

Como foi sua trajetória na política interna do FFC até aceitar o desafio de ser VP de Marketing?

Como escrevi acima, não participava da política do clube até 2012. Só acompanhava a Flusócio através do blog, sempre dando meus pitacos nos comentários. Em 2012, fiz minha associação porque achei que poderia contribuir. E continuei acompanhando o blog e concordando com a maior parte das premissas que o grupo expunha ali.

Foi quando resolvi ir numa reunião aberta e fui muito bem recebido. Me convidaram a participar da Flusócio.

Nas eleições de 2013, fiquei surpreso ao perceber que o Comitê de Representação (CR) tinha colocado meu nome entre os possíveis conselheiros. Entrei na chapa como suplente mas me tornei conselheiro nesta gestão pela falta de beneméritos para assumir.

No fim de 2014, fui eleito internamente para ser um dos membros do Comitê de Representação (CR) da Flusócio e agora indicado pelo grupo para assumir a VP de Marketing.

O que você considera como pontos de atenção cruciais, que precisam ser atacados no curto prazo?

Precisamos voltar a ter uma média de público alta e para isso temos que tratar bem nosso torcedor. O departamento de futebol fez um excelente trabalho de manter jogadores do nível do Fred e ainda trazer um ícone como o Ronaldinho Gaúcho. Nada mais justo que a torcida lote o Maracanã em todas as partidas.

Mas para isso, precisamos melhorar a comercialização dos ingressos e demonstrar aos nossos torcedores a facilidade que o programa de sócio pode conceder a ele. Outro ponto importante é planejar ações para fomentar o erguimento do CT. Uma entrega desse porte não pode ficar relegada a segundo plano em hipótese alguma.

Por favor discorra também sobre alguns objetivos de médio e longo prazo para a pasta que vai assumir.

A vinda do Ronaldinho Gaúcho potencializa nossas possibilidades. Precisamos aproveitar um jogador desse porte para aumentar nossa exposição mundo a fora.

O maior objetivo a longo prazo é ver a torcida do Fluminense crescendo exponencialmente. Assim, tenho certeza de que ela será parceira do clube e vai manter um time competitivo e vencedor sempre.

Você participou da contratação do Marcone Barbosa, novo Diretor Executivo que vai comandar o Departamento de Marketing?

Há algum tempo, a Flusócio reclamava que nosso departamento de Marketing era muito reativo. Isso demonstrava uma clara necessidade de alguém que tivesse know how no setor para planejar estratégias e ações com mais pró atividade.

Não há dúvidas que os profissionais da nossa equipe são competentes e esforçados. Mas faltava gestão. É igual a um time cheio de bons jogadores, que correm, se esforçam mas não tem um padrão de jogo porque não tem treinador.

Marcone Barbosa será o líder do time do nosso Marketing. Quando o presidente Peter pediu ajuda do nosso grupo, sentamos em reunião e indicamos o nome do Marcone justamente pelo excelente trabalho feito no Cruzeiro.

Desde então, o Presidente comprou a ideia e foi atrás de trazer para o clube o que teria de melhor no mercado, indicando que tem noção da necessidade em investir nesse setor para poder ter um bom retorno, algo que não foi possível em épocas de recursos mais escassos.

 Deixe uma mensagem final para o torcedor do Flu.

Queria dizer ao torcedor tricolor que vista nossa camisa, vá ao Maracanã, participe dos mosaicos, seja parte do Fluminense Football Club, se associe.

Já passamos por fases horríveis, onde só tínhamos uma coisa do que nos orgulharmos: nossa devoção ao clube. Hoje temos muitos outros motivos de orgulho. E o Departamento de Marketing do Fluminense pode ser o mais competente do mundo, mas nem de longe é capaz de chegar aos pés da capacidade da torcida tricolor mobilizada e engajada.

Então vamos lutar pelo sucesso do setor, mas dependemos muito do torcedor tricolor. Contamos com ele! Por fim, não posso prometer nada a não ser muita luta para honrar a confiança do presidente Peter e da Flusócio.


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