Conhecedor do futebol sul-americano, Eugênio Leal fez uma avaliação dos  rivais dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana de 2018. Sobre o Fluminense, o jornalista dos canais Fox Sports analisou o Nacional Potosí, adversário na primeira fase do torneio.

O clube boliviano tem um brasileiro no elenco, uniforme e escudo inspirados no River Plate (ARG), conforme o NETFLU divulgou nove dias atrás, e passa por um processo de reformulação. Leia:


 
 
 

 

Não é o Real Potosí, que o Flamengo já enfrentou numa Libertadores, mas o seu rival, o outro time da cidade de Potosí – a segunda mais alta do mundo, 4 mil metros acima do nível do mar. O estádio com maior altitude dentre os que abrigam jogos das competições sul-americanas. O clube tem uniforme e escudo inspirados no River Plate.

Último colocado no último torneio local, o Nacional de Potosí pegou a quarta vaga boliviana na Sul-americana pela classificação anual, em que terminou no oitavo lugar. É dirigido pelo espanhol Angel Perez Garcia, que foi jogador do Real Madrid nos anos setenta e oitenta.

O momento é de reformulação. Vários titulares do último campeonato deixaram o clube, entre eles três dos seis estrangeiros permitidos na Bolívia. O clube tem um brasileiro no elenco. É o meio campista Thiago Santos, de 33 anos, que já rodou por vários clubes do interior brasileiro entre eles o Macaé, em 2012.

A altitude é o maior problema.