Fifa suspende Joseph Blatter da presidência

Fifa suspende Joseph Blatter da presidência

2Em uma decisão inédita, a Fifa afastou provisoriamente Joseph Blatter da presidência por 90 dias e o secretário-geral, Jérôme Valcke por acusações de corrupção. Além deles, os candidatos à sucessão Michel Platini e Chung Moon-jong. No caso de Platini, o afastamento é por três meses, renováveis por mais 45 dias. Chung ficará seis anos fora do futebol. O processo era mantido sob absoluto sigilo, mas Klaus Stoehelker, pessoa próxima do presidente Blatter, vazou para a imprensa.

 

Blatter é suspeito de crimes financeiros pelo Ministério Público da Suíça e pode pegar até dez anos de prisão. Em entrevista a jornais alemães, o agora ex-presidente da entidade máxima do futebol mundial garantiu que não deixaria o cargo antes das eleições de 26 de fevereiro de 2016.

 

– Me condenam de antemão, sem que existam provas contra mim de algum tipo de ação incorreta. Estou sendo condenado sem haver qualquer  evidência de que tenha feito algo de errado. Isso é ultrajante – disse o suíço.

 

Platini recebeu 2 milhões de francos de Blatter e também foi interrogado pela polícia. Na prática, a punição de 90 dias o impede de concorrer à presidência da Fifa.  Chung, acusado de tentar comprar votos para que  Coreia fosse sede da Copa de 2022, também não participará do pleito de fevereiro.


Sem comentários