(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no clássico do último domingo, o Fluminense chegou aos 50 pontos e segue firma na 7ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Depois da partida, o técnico Marcão concedeu uma entrevista coletiva e falou sobre o resultado.

Além disso, comentou também a importância da vitória para o seguimento do Brasileirão, explicou algumas escolhas de armação da equipe para a partida e muito mais.

 
 
 

Confira, na íntegra, a coletiva de Marcão:

Importância da vitória

Sabia que ia ser um jogo bem difícil, truncado, um jogo realmente decidido no detalhe, como foi. Acho que era o jogo de não darmos oportunidade ao adversário. Conseguimos estar bem posicionados. Questões defensivas estávamos seguros, controlado nessa questão. Ajustamos na conversa e treinamento em relação ao jogo passado. Ofensivamente conseguimos continuar produzindo. Enaltecer a vitória e a postura. Eles foram muito concentrados. Adversário veio jogando tudo por causa da luta contra o descenso. Marcamos fortes e quando atacamos produzimos e transformamos em gols.

Time rende pouco ofensivamente?

Precisávamos organizar defensivamente, correr menos risco. Como foi no jogo passado, a gente conseguiu organizar isso de forma efetiva. Os meninos trabalharam, posicionaram melhor. Conseguimos posicionar os volantes na frente da linha de zaga. Deram uma proteção melhor. Yago e Martinelli trabalharam muito. Sabemos que o Nazário vinha por dentro, o Matheuzinho também. Conseguimos segurar essas situações. Ofensivamente, o Brasileiro é muito difícil, lógico. Em algum momento queremos ganhar de 2 a 0, produzindo dez, quinze oportunidades, toda hora chegar no gol adversário. E em alguns momentos teremos de estar seguros e jogar por uma bola. Jogo passado nós, grupo, não fomos bem defensivamente. E produzimos ofensivamente. Fizemos três e chegamos perto de fazer um quarto, quinto. Brasileiro é difícil e temos de equilibrar. Hoje não podia tomar gol. Sair atrás é complicado. Ajustamos, acertamos atrás. Saímos na frente, vencemos e conseguimos os três pontos de fundamental importância. Claro que queremos dar show, fazer três, quatro, produção lá em cima. Mas vai ter momento que precisaremos jogar seguros, fazer 1 a 0, 2 a 0, mas não produzindo o show que todo mundo quer ver – disse.

Time

Na verdade, começamos o jogo com a linha de frente, Nenê, John, que fez excelente estreia. Perdemos o Fred, trouxemos o Nenê um pouco para dentro. Já vinha jogando, produziu muito. Conhecemos o jogo do Nenê, sabemos como pode render. Na minha avaliação, fez um grande jogo, nos ajudou muuto. Na hora que teve de segurar, segurou. Temos bola parada. Temos esses jogadores experientes e equilibramos com a jvuentude. O Lucca ajudou, entra muito na área. Buscamos sempre essa opção de infiltração, movimentação. Em algum momento o adversário vai ser superior, mas buscamos sempre variação para produzir mais e mais. Eu hoje fiquei muito satisfeito. Jogo truncado, clássico, difícil, os jogadores fizeram de tudo, se esforçaram, chegaram na área, duelaram. Foi uma entrega grande. Mais um clássico que vencemos. Todos os que iniciaram, os que estão fora estão sempre ajudando. Isso que levo pro próximo jogo.

Wellington Silva

Ele sofreu no jogo passado, teve a oportunidade de fazer o gol, a virada. Ele sentiu. Aí apareceu essa opção de oportunidade em outro clube. Mas gosta muito do clube, criado aqui e sofre como nós quando a situação não é boa. Ele sofreu junto com a gente. Ele teve a oportunidade de dar a volta por cima, ajudar. Fez o gol, finalizou a partida e teve esse desabafo emocionante e apaixonado pelo nosso torcedor. É um menino valioso, grandioso, que merece todo o nosso respeito.

Bloqueio do Botafogo

Na verdade, o Botafogo vinha com uma formação um pouco diferente de tudo que estávamos acompanhando. Veio com mais um volante posicionado, o Forster. Mudou um pouco a característica. Deve ter visto nosso jogo passado, nosso volume do meio para a frente. Com um formato diferente, temos de procurar esse espaço. NO primeiro tempo faltou achar isso, pegar a bola nas costas do volante do Botafogo. No intervalo conversamos como superar a linha do Botafogo. Conseguimos produzir melhor e chegamos numa situação de gol. O Botafogo vinha numa situação de levar muito gol no último terço de jogo, por isso acho que o Eduardo posicionou esse jogador para dar mais proteção. Conversamos no intervalo para furar esse bloqueio que estava muito efetivo.

Fred volta e John sai?

Vamos analisando jogo a jogo, o Fred é um grande jogador, mas hoje temos de valorizar esses meninos que trabalharam pra caramba. Na hora que precisou, ajudaram demais. O John tem muito valor, estará integrado com a gente. Tenho certeza que dará muitas alegrias ao nosso torcedor

Marcos Paulo

É um jogador que já mostrou seu talento e por isso despertou interesse de vários clubes. Estava com problema no pé, ainda não estava 100%. Por isso não foi relacionado. Essa semana trabalhou bem, recuperou, estava com a cabeça boa, focado no jogo. Ele merece tudo de bom. Enquanto estiver focado no clube, no objetivo, no processo, estará junto. Se sentirmos que as situações tirarem a concentração, sentaremos, conversaremos e vemos se trazemos pro jogo ou não. Ele nos ajudou muito a conseguir esses três pontos muito importantes pro nosso objetivo.