Na despedida da torcida, Fluminense goleou o Resende por 4 a 0 (Foto: Mailson Santana - FFC)

A partida desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, será a primeira do Fluminense com a presença de público depois de 577 com portões fechados em virtude da pandemia do novo coronavírus. A última vez que o time atuou perante a sua torcida foi no dia 8 de março de 2020, em vitória por 4 a 0 sobre o Resende, pela segunda rodada da Taça Rio.

À época, a Covid-19 já começava a se espalhar silenciosamente pelo mundo, mas a pandemia ainda não havia sido decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O jogo caiu no Dia Internacional da Mulher e o Flu organizou diversas ações para celebrar a data. Apenas meninas entraram em campo junto com o time, as atletas do feminino saudaram a torcida antes da bola rolar, e os jogadores atuaram com um patch comemorativo e nome das jogadoras na camisa, a locução do estádio foi feita por uma mulher. Nas arquibancadas, estiveram presentes 11.055 tricolores sem saber que seria a despedida da equipe durante um bom tempo.

No time do Fluminense muita coisa mudou. Os gols naquela partida foram todos marcados por jogadores que já deixaram o clube: Wellington Silva, Marcos Paulo, Nenê e Gilberto.

A formação inicial foi a seguinte: Muriel, Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Orinho; Hudson, Yago e Nenê; Marcos Paulo, Wellington Silva e Fernando Pacheco. Destes, só cinco seguem no clube: Muriel, Matheus Ferraz, Nino, Hudson e Yago. Apenas Nino e Yago continuam como titulares.

Dos 12 atletas do banco de reservas, apenas Marcos Felipe, Luccas Claro, Ganso e Caio Paulista também estão no Tricolor até hoje. Os demais já foram embora ou estão emprestados: Igor Julião, Yuri, Henrique, Dodi, Michel Araújo, Miguel, Matheus Alessandro e Evanilson.

O treinador também era outro, Odair Hellmann, que deixou o Fluminense em dezembro de 2020 para trabalhar no Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

Até a fornecedora de materiais esportivos mudou! Na época, o Flu utilizou a camisa azul da Under Armour. Atualmente veste Umbro. De lá para cá, o clube também fechou com um patrocinador máster, o site de apostas Betano.