Foto: Nelson Perez/FFC

Com 20 partidas já realizadas, o Fluminense é um dos clubes brasileiros que mais jogou em 2017. São quatro competições simultâneas em disputa (Estadual, Copa do Brasil, Sul-Americana e Primeira Liga) e uma previsão de 42 embates caso avance em todas elas. E a partir de maio começa o Brasileirão.

Neste cenário, até o dia 30 de junho o time teria apenas duas semanas sem compromissos na quarta ou na quinta-feira, o que representa mais tempo para treinos e descanso. Desde o início da temporada, isso só ocorreu uma vez até agora (antes da final da Taça GB, contra o Flamengo).


 
 
 

Nesta década, a última vez que o Fluminense atuou tanto em seis meses foi em 2012. Mas os 38 compromissos realizados nos primeiros seis meses daquele ano chegam a parecer pouco na comparação com a temporada 2017.

Os números atuais lembram os confusos anos em que o Torneio Rio-SP disputava datas com o Estadual no calendário. Em 2002, última vez que a competição foi disputada, o Fluminense atuou 50 vezes no primeiro semestre.