O Flamengo conquistou o título da Taça Rio após vencer o Vasco nos pênaltis, neste último domingo, e evitou a eliminação do Fluminense no Campeonato Carioca. Em 1983, o Tricolor passou por uma situação parecida e busca motivação na própria história para lutar pelo título estadual deste ano.

Em 1983, assim como neste ano, o Fluminense dependia de uma vitória do Flamengo para se manter vivo no Carioca. A situação aconteceu na fase final, quando o triangular decisivo separou Fla, Flu e Bangu para se enfrentarem entre si para definir o campeão. O Tricolor empatou com o Alvirrubro por 1 a 1, mas a vitória contra o rubro-negro, com gol de Assis aos 45 minutos do segundo tempo, resultou na eliminação do rival.

 
 
 

O gol de Assis garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo e a alcunha de ‘Carrasco’ ao ídolo tricolor. Com isso, restava ao Fluminense torcer por uma vitória do rival rubro-negro sobre o Bangu, no último jogo do torneio, para conquistar o título estadual. O Fla venceu por 2 a 0, com gols de Adílio e Tita, numa partida que contou com a presença das três torcidas. Melhor para os tricolores.

O Fluminense reencontra o Flamengo pela quarta vez no ano, no próximo sábado, às 19h, no Maracanã. O rubro-negro terá a vantagem do empate para chegar à final do Carioca. Ao Tricolor, só a vitória interessa, assim como em 1983. E é na histórica vitória com gol de Assis que o Flu busca inspiração para seguir em busca do título estadual.