(Foto: Mailson Santana/FFC)

O movimento Sou Tricolor divulgou carta aberta aos conselheiros do Fluminense. Nesta terça-feira, deverá ser feita a deliberação sobre o pedido do grupo para a realização de auditoria externa do clube.

Na carta, o movimento exige a abertura da “caixa preta” do Tricolor das Laranjeiras. O pedido é de transparência no Fluminense.

Confira a íntegra da carta:

“Senhores Conselheiros;

Na data de hoje deverá ser feita deliberação acerca do pedido de auditoria externa e extraordinária protocolado na data de 2 de outubro do corrente ano e endereçado ao presidente desse egrégio conselho.

Nesse diapasão, o Movimento Sou Tricolor vem por meio desta pedir que seja o requerimento supra aprovado e que finalmente a “caixa preta” do Fluminense comece a ser aberta. Dizemos “caixa preta” devido ao fato de que durante anos o clube foi gerido sem transparência e de forma caótica, levando ao atual estado de coisas.

Nessa ordem de ideias, é fundamental que as contas de períodos anteriores a 2020 sejam reabertas para que operações temerárias ou feitas de má fé possam vir à luz e os seus realizadores responsabilizados nas esferas cabíveis.

Chega, basta de falta de transparência, inépcia, incompetência e má fé, o sócio das mais diversas categorias e o torcedor tricolor não aguentam mais a falência do clube do coração, é chegada a hora da guinada rumo a uma gestão por competência e que afaste de vez práticas provincianas, de compadrio e talvez criminosas.

Senhores Conselheiros, não bastasse a humilhação sofrida dentro de campo durante esses longos anos iniciados em 2013, agora vemos o clube arrolado em notícias de fraudes, esquemas criminosos, que devem nos levar, em breve, das páginas esportivas para as páginas policiais.

Cumpre frisar que temos grande esperança de que as denúncias acima mencionadas sejam todas infundadas; contudo, a única forma de refutar de forma cabal e absoluta qualquer suspeita, é tomando a dianteira e promovendo por conta própria ampla devassa nas contas do clube a partir de auditoria extraordinária, independente e que seja realizada imediatamente.

Mister se faz ressaltar que, apenas a partir de uma auditoria nos termos acima, será possível colher justa causa para reabrir contas já aprovadas e promover responsabilidades de maus gestores, ressarcindo ao clube o que os ineptos e espoliadores dele levaram.

Próximos do fim, cabe indagar, qual seria a razão para que se tenha tanto receio de uma auditoria nos moldes acima? Acaso a “caixa preta” do Fluminense é, na verdade, a caixa de pandora? Não, senhores, ainda que o seja, é melhor que essa abertura e iniciativa venham de dentro da instituição e não a partir de uma intervenção externa, o que parece ser, infelizmente, o destino do clube. Está, portanto, nas mãos dos senhores fazer história! É a chance do resgate do orgulho de ser tricolor!

Por fim, o movimento Sou Tricolor não tem qualquer ligação com grupos políticos do Fluminense e todos os nossos membros assumem o compromisso público de não aceitar ou pleitear cargos em qualquer gestão.

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2020
Marcelo Daemon