Foto: Úrsula Nery - Ferj

A discussão em torno da “MP das transmissões” não se restringirá a direitos dos clubes. Conforme revelou o blog “Lei em Campo”, do UOL, quatro das 91 propostas de emendas à MP 984 sugerem que as equipes de arbitragem passem a receber uma cota de direito de arena.

Uma das sugestões vem do deputado federal Evandro Rogério Roman (Patriota-PR). O ex-árbitro acredita que este é o momento de uma “igualdade” no tratamento de quem está em campo.

–  Nosso objetivo com a emenda é assegurarmos os direitos de arena também dos árbitros. Assim como os jogadores e os técnicos, o quadro de arbitragem também tem sua imagem exposta – declarou ao Lancenet.

A proposta do parlamentar é que seja destinado 1% da receita com os valores dos direitos desportivos audiovisuais ao quadro de arbitragem. Roman, que foi árbitro da Fifa, rechaça que sua ideia seja “corporativista”. 

– De jeito algum, trata-se de um direito que a arbitragem merece. Os árbitros e seus assistentes fazem parte do espetáculo tanto quanto os atletas. Hoje, os jogadores, inclusive os reservas, recebem uma quantia prevista por lei, pois suas imagens são utilizados. Só queremos fazer jus a todos que fazem parte também do espetáculo – afirmou.