Em 2009, Fluminense escapou de um rebaixamento que era dado como certo (Foto: Agência Photocamera)

Depois de empatar com o Botafogo por 0 a 0, na noite de terça-feira, o Cruzeiro chegou a 39 pontos e está em 11º lugar na Série B. O quarto colocado, Goiás, tem 48 e um jogo a menos (vai a campo pela 30ª rodada na sexta). Ou seja, com oito jogos pela frente, a situação do time mineiro para voltar à Série A é muito difícil. Mas Vanderlei Luxemburgo, técnico da Raposa, recusa-se a jogar a toalha e usa o Fluminense de 2009 como exemplo.

Antes mesmo do duelo, ele citou o Campeonato Brasileiro de 2009, no qual o Fluminense era dado como virtual rebaixado e conseguiu uma arrancada para fugir da queda. O Flamengo, campeão naquele ano, também chegou a figurar bem atrás dos primeiros e buscou o título.

— A história do futebol mostra que, de repente, o Fluminense se recuperou, não caiu (2009), outros que ganharam. O Flamengo, faltavam nove jogos, e foi campeão brasileiro (2009). Tem histórias no futebol que te permitem pensar dessa forma, por isso que eu falei. Me mostra que eu já estou fora. Se eu não tiver nenhuma possibilidade, o discurso será outro. Por enquanto, o discurso será esse (positivo, com chance de acesso) – disse, em entrevista ao SporTV.