Olimpia x Fluminense: Duelo entre clubes pioneiros

Olimpia x Fluminense: Duelo entre clubes pioneiros

Oscar Cox, do lado esquerdo, e Willian Paats, fundadores de Flu e Olimpia, respectivamente

O embate entre Olimpia e Fluminense, realizado pela primeira vez na última quarta-feira, entrou para a história. O confronto marca o encontro de dois clubes pioneiros em seus países.

Fundados em 1902, Olimpia e Flu são separados por apenas quatro dias. Em 21 de julho nascia o Tricolor, então cinza e branco, através do filho de inglês Oscar Cox, na Rua Marquês de Abrantes, número 51. Em 25 de julho, o holandês Don Willians Paats, fundou o Olimpia coma ajuda de jovens que aderiram ao futebol no Paraguai.

– O Olimpia é o maior clube do Paraguai. Quando se fala do futebol paraguaio, não tem como se desvencilhar do Olimpia. É o campeão absoluto do país e do continente. Se não fosse Paats e sua turma, o Paraguai estaria bem atrasado, futebolisticamente falando – disse o repórter e historiador do Diário ABC Color, Eduardo Navarra.

Para Carlos Malta, historiador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a chegada do Fluminense trouxe novos rumos ao esporte nacional.

– A fundação do Fluminense foi um marco para o futebol brasileiro. A importância que o clube tem é muito grande. Ali começou o processo de profissionalização. Todos clubes que engatinhavam seguiram os passos do Flu e hoje o Brasil é a potência que vemos – disse Malta.