Ao vencer o Cuiabá no Maracanã, o Fluminense se livrou matematicamente do Z4 por apenas 15 minutos. Na rodada passada, o Tricolor dependia dos tropeços de Criciúma e Red Bull Bragantino para não ter mais chances de descenso. Todavia, o Massa Bruta bateu o Athletico-PR fora e casa e ampliou a disputa contra o Z4 para a rodada final do Brasileirão.
Hoje, o Time de Guerreiros tem 43 pontos conquistados, ocupando a 15ª posição. Sendo assim, um simples empate fora de casa contra o Palmeiras acaba com qualquer chance da equipe descender de divisão. Além disso, Atlético-MG e Athletico-PR, rivais diretos contra o Z4, se enfrentam nesta rodada em Belo Horizonte sem torcida. A vitória do Galo, por sua vez, poder fazer o Fluminense não precisar depender de si. Um outro resultado que também pode ser interessante, é o tropeço do Bragantino, que enfrenta o já rebaixado Criciúma em Bragança Paulista-SP.
O Fluminense chegou em São Paulo com dois desfalques: Facundo Bernal não joga devido ao acúmulo de três cartões amarelos recebidos e cumpre suspensão automática. Já a outra ausência é o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que sentiu uma lesão no aquecimento do último jogo do Tricolor, contra o Cuiabá. Em contrapartida, PH Ganso retorna ao time depois de cumprir uma partida de suspensão devido a sua expulsão na rodada 36.