RENÉ SIMÕES - NETFLUCAST #17
Islam Makhachev e Alexander Volkanovski fazem o combate principal do UFC 284, que acontece nesse sábado (12) valendo o título peso leve (70 kg) do UFC. Assim, a luta define o melhor lutador peso-por-peso do mundo, porque Volkanovski ocupa o primeiro lugar no ranking peso-por-peso do UFC e o russo é o segundo da lista.
Makhachev cresceu nas montanhas do Daguestão, na Rússia, e foi treinado por Abdulmanap Nurmagomedov, pai do ex-campeão até 70 kg do UFC, Khabib Nurmagomedov.
Dois anos depois que Khabib encerrou sua carreira como atleta e deixou o título dos leves vago, Islam reconquistou o cinturão derrotando o brasileiro Charles do Bronx com um katagatame.
Charles é o lutador com mais finalizações da história do UFC, mas isso não impediu que ele desistisse para o estrangulamento do daguestanês.
Makhachev é dominante na luta agarrada: ele derruba de várias formas, coloca grande pressão nos seus oponentes no chão e possui um vasto arsenal de finalizações, que renderam a ele 11 triunfos por submissão.
Apesar disso, a trocação do russo não deixa a desejar, como ele mostrou derrubando Charles com um cruzado.
Makhachev tem algumas vantagens para a luta de sábado. Ele é mais jovem que Volkanovski e tem 10 cm a mais de altura.
Além disso, o australiano nunca enfrentou um wrestler do nível do russo. Nesse sentido, o melhor atleta que Volkanovski encarou foi Chad Mendes, que estava no fim da carreira e era bem menor que Makhachev.
Por outro lado, o daguestanês tem suas brechas, como vimos na sua única derrota profissional nas mãos do brasileiro Adriano Martins. Nesse combate, o russo foi agressivo demais e recebeu um cruzado de esquerda de contragolpe que levou ele à lona.
Outra questão, é que essa será a primeira luta de Makhachev sem Khabib no córner, porque o ex-campeão se aposentou do trabalho como treinador também.
Vale destacar que, a luta mais dura do russo foi contra o Arman Tsarukyan, que também é um lutador muito bom de wrestling. De forma semelhante, Volkanovski também é impressionante na luta agarrada e pode tentar vencer o campeão peso leve no próprio jogo.
Apesar disso, Makhachev tem seus próprios planos. “Quero nocautear Volkanovski, porque dizem que eu só tenho wrestling”, disse o rei dos leves.
Inicialmente, Volkanoski se destacou pelo jogo de quedas e golpes por cima, usando as habilidades físicas aprendidas no rúgbi e no wrestling. Inclusive, o atual campeão dos penas (66 kg) foi campeão nacional de luta olímpica na juventude. Porém, nos últimos anos ele tem se tornado um trocador de elite.
Makhachev tem provocado o rival dizendo que o australiano é baixo para ele, mas o campeão dos penas começou a carreira no MMA como peso médio: 18 quilos acima da categoria em que é campeão pelo UFC.
Dessa forma, Volkanovski está acostumado a enfrentar oponentes maiores. E isso se manteve no peso pena, pelo menos em termos de altura. Os últimos cinco oponentes do australiano eram maiores que ele, mas isso não fez muita diferença.
Dessa forma, o alto volume de golpes, as tem mãos pesadas e o amplo arsenal de chutes, mantiveram o mais baixo invicto em 10 lutas no UFC.
Com a trocação afiada, Volkanovski dominou seus últimos três adversários. Ele nocauteou o Zumbi Coreano, retalhou Brian Ortega com 214 golpes e anulou Max Holloway, ex-campeão da divisão e um dos maiores da história dos penas.
Holloway, inclusive, tem 1,80 m e é até mais alto que o russo, mas perdeu para Volkanovski nas três vezes em que eles competiram.
Além disso, o australiano tem muito coração: ele quase foi apagado por Ortega duas vezes com estrangulamentos e levou dois knockdowns no segundo encontro com Holloway, mas mesmo assim venceu esses dois rivais.
O campeão peso pena fez uma preparação especial para o combate no peso leve, focando na força. Assim, estava com 78 kg no 10º dia antes da disputa de sábado, sendo que ele costuma ter 73 kg nesse período quando compete na divisão de baixo.
De todo modo, Volkanovski está confiante “Tamanho não vai importar. E venço Makhachev com ou sem o Khabib no córner”, destaca.
Apesar da confiança e de nunca ter sido derrotado no ultimate, os apostadores estão colocando Volkanovski como zebra contra Makhachev em uma proporção de 5 para 1.
E realmente, existem argumentos contundentes para acreditar na vitória do russo: ele deverá estar mais adaptado ao peso do que Volkanovski, tem mais domínio sobre os oponentes no chão e o daguestanês tem o recorde de menos golpes absorvidos por minuto no UFC.
Esse último aspecto, em especial, dificulta com que um golpe milagroso garanta o triunfo do australiano. Assim, o cenário mais provável é a vitória de Makhachev na decisão dos juízes.
Além de Islam Makhachev x Alexander Volkanovski, o UFC 284 conta com outras 12 lutas. O evento acontece na RAC Arena, na cidade de Perth na Austrália. O espetáculo começa às 20:00 (horário de Brasília).
As transmissões do UFC acontecem pelo canal Bandeirantes na TV aberta, mas o veículo vai exibir apenas algumas contendas. Assim, para assistir o evento completo é preciso assinar o UFC Fight Pass, que possibilita que o assinante assista os combates no celular, tablet ou computador.