Segundo grande campeonato entre clubes do futebol europeu, a Europa League entrou em um de seus momentos mais decisivos. Ao passo em que conta com antigos campeões como Manchester United e Tottenham, tem um forte clube como Athletic Bilbao e a surpresa que é o Bodo/Glimt, tornando a corrida pelo título fica cada vez mais acirrada. Dessa forma, confira os palpites da Europa League e os melhores mercados do torneio.
A saber, apenas dois dos quatro clubes presentes nessas semifinais já levantaram o troféu da Europa League. Nesse sentido, Tottenham e Manchester United conquistaram a competição, enquanto Athletic Bilbao e Bodo/Glimt buscam um caneco inédito. Entretanto, apenas alguns deles chegam para a disputa com favoritismo a avançar de fase.
Considerado o duelo mais desnivelado dessa fase, a partida tem um Bodo/Glimt que surpreendeu na fase de liga e segue surpreendendo, já que eliminou a forte Lazio na fase anterior. Contudo, tem pela frente um Tottenham que mesmo em uma temporada muito abaixo na Premier League, tem apostado todas as suas fichas na Europa League, e com um time bom, tem correspondido muito bem. Diante da diferença de nível técnico baseado no elenco de cada um, os Spurs acabam se colocando com um bom favoritismo a ir à final.
Já esse confronto tem uma grande expectativa pela campanha dos times até aqui. Isso porque tanto Manchester United quanto Athletic Bilbao terminaram a fase de liga entre os oito primeiros, se garantindo diretamente nas oitavas de final. Além disso, os dois clubes possuem dois elencos muito bons, e a expectativa por um título importante transforma tudo ainda mais equilibrado. Dessa forma, pelas campanhas e qualidade dos times, esse confronto possui um equilíbrio que não coloca nenhum deles com favoritismo.
Abaixo, você confere os confrontos e o valor de cada equipe para avançar à final:
Bem como se pôde ver os favoritos à classificação, no atual momento existem equipes com favoritismo a levantar o título. Ao passo em que os principais nomes foram colocados no início do texto, abaixo você verá o motivo pelo qual quatro deles se colocam à frente na corrida pela Europa League.
Finalista do torneio na temporada 2011/12, o Athletic Bilbao tem brigando entre as cabeças no futebol espanhol há umas boas temporadas. Tendo um trabalho muito constante feio por Ernesto Valverde que o levou à conquista da Copa do Rei na temporada passada, o time basco vê a chance de trazer o inédito título em seu estádio. Além disso, conta com jogadores excelentes, como Nico Williams, Iñaki Williams, Unai Simón, que colocam a equipe com a principal odd para o título.
Em contrapartida, o Manchester United já sentiu o gostinho de conquistar a Europa League, e pode adicionar mais um título europeu em sua galeria. Vivenciando uma temporada terrível, tem nesse torneio sua única chance de retornar à Champions League, e ao menos até aqui tem feito uma campanha muito boa. Devido a sua grandeza e qualidade de jogadores, figura com muito valor entre os principais candidatos.
Já o Tottenham tem nessa Europa League a chance de acabar com a seca de títulos que dura desde 2007. Vivenciando mais uma temporada bem aquém, o time inglês fez uma bela fase de liga e passou pelo AZ Alkmaar virando o placar com imponência em casa. Ao passo em que tem um bom elenco e tem essa campanha muito boa até aqui, os Spurs se encontram como favoritos a levantar a taça.
Por fim, o Bodo/Glimt faz uma campanha muito boa mesmo diante de fortes oponentes. Tendo despachado a Lazio nas quartas de final, começa a ganhar uma grande expectativa muito por ter chegado entre os quatro finalistas e ver o título com chances maiores. Seguindo até aqui como uma grande zebra, pode ser ainda maior ao conquistar a Europa League.
A partir desta edição, a UEFA mudou a maneira como as competições europeias por clubes são disputadas, criando assim mais jogos entre grandes clubes acontecendo de forma prematura, e uma fase a mais no mata-mata.
Nesse sentido, criou-se a chamada “fase de liga”, que consiste em uma disputa em turno único com 36 clubes. Em outras palavras, todos os times terão oito adversários diferentes em oito rodadas, jogando quatro em casa e quatro fora. Nesse sentido, os oito primeiros se classificam diretamente às oitavas de final, do 16º ao 24º para a fase de play-offs, e os que terminarem abaixo são eliminados.
Em suma, não existe mais uma transferência de competições europeias, como havia na fase de grupos no antigo regulamento. Dessa forma, o calendário da Europa League, assim como o da Champions League, se tornou mais atrativo, com mais jogos e acima de tudo com mais confrontos entre os gigantes do continente.
Os duelos de semifinal já têm datas definidas. As partidas de ida acontecerão todas nos dias 1/5, enquanto as de volta também serão todas no dia 8/5.
Antecipadamente, o Estádio San Mamés Barria, estádio do Athletic Bilbao, será o palco da grande final dessa Europa League.