Na foto da família Cox, Oscar é o primeiro em pé à esquerda
Na foto da família Cox, Oscar é o primeiro em pé à esquerda

No feriado de 20 de janeiro comemora-se o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Mas, para os tricolores, a data também tem uma importância. Há 134 anos nascia Oscar Cox, fundador do Fluminense Football Club.

Filho de ingleses,    Oscar Alfredo Sebastião Cox, autor da melhor ideia que um ser humano já teve, nasceu numa chácara no Largo dos Leões, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Cox implantou o futebol no Rio de Janeiro. Com a bola que trouxe na bagagem, em uma viagem de estudos à Europa em 1898s, organizava treinos no campo de críquete do Paysandu Cricket Club, ensinando pacientemente as regras do desconhecido esporte aos sócios ali presentes.

No entanto, foi apenas três anos mais tarde, em 1901, que o obstinado jovem conseguiu reunir um grupo de amigos suficiente para desafiar os ingleses do Rio Cricket de Niterói, naquele que ficou conhecido como o primeiro jogo de futebol realizado no Rio de Janeiro. A partida terminou 1 a 1, e todos os 11 jogadores que integraram o time carioca viriam a ser sócios e jogadores do Fluminense.

Além de idealizador da fundação do clube, Oscar Cox foi também seu primeiro presidente, e como jogador participou das conquistas dos títulos estaduais de 1906 e 1908.


Sem comentários