Jogar contra Botafogo, Flamengo e Vasco tem sido martirizante para o torcedor do Fluminense. O clássico deste sábado contra o Alvinegro, inclusive, será a última oportunidade de vencer um rival neste Campeonato Brasileiro. O retrospecto na competição é ruim.

Entre os cariocas, a equipe de Abel Braga é a de pior desempenho em clássicos na edição deste ano. Após cinco partidas disputadas, foram dois empates e três derrotas. O aproveitamento é de míseros 13,3%.

Levando em consideração todos os times do Brasileiro, o desempenho do Tricolor em clássicos só não é pior do que o do Cruzeiro, que perdeu os dois confrontos contra o Atlético-MG. Mesmo o Vitória, que arrancou apenas um ponto em dois jogos contra o Bahia, registra aproveitamento melhor: 16,6%.

Para piorar a situação do Fluminense, o próximo rival mostrou-se um especialista em clássicos neste Brasileiro. Até agora, foram três triunfos, um empate e uma derrota — aproveitamento de 66,6%. No Rio, o Alvinegro é seguido pelo Vasco (55,5%) e pelo Flamengo (38,8%). Cruz-maltinos e rubro-negros já encerraram sua cota de jogos contra times do mesmo estado em 2017.