(Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC)

Apesar da derrota para o Junior Barranquilla (COL), por 3 a 0, na Colômbia, nessa última quarta-feira, o Fluminense ainda depende só de suas forças para avançar às oitavas da Copa Sul-Americana. Para isso, porém, precisará melhorar o seu rendimento fora de casa.

Nos últimos dez jogos longe do Rio de Janeiro, o Tricolor soma oito derrotas, contando o Campeonato Brasileiro do ano passado, a Libertadores desse ano e a própria Sul-Americana. Restam quatro jogos para o fim da fase de grupos do torneio continental, sendo dois em casa e dois fora.

 
 
 

Vencer somente os dois em casa (contra Unión e Junior Barranquilla) não será suficiente para o Fluminense buscar a classificação. Irá a 9 pontos, mas ainda precisaria conquistar mais pontos nos dois duelos fora (contra Unión e Oriente Petrolero).

No papel, a conta é simples. Na prática, nem tanto. Se o Flu vencer os quatro jogos que restam, chega a 15 pontos e se classifica. Se empatar um e vencer três, vai a 13 e até pode se classificar, mas dependeria de um tropeço do Junior em mais um jogo ou de uma vantagem no saldo de gols em caso de empate em pontos.

O Junior Barranquilla (COL), por sua vez, ainda enfrenta o Oriente Petrolero (BOL) duas vezes e o Unión (ARG) em casa. Se vencer os três jogos, chega a 13 pontos. Tropeçando em um, fica com 10 ou 11, o que poderia possibilitar ao Flu se classificar até com 12.

Veja como está a tabela e os jogos que restam:

Rodada 3
Fluminense x Unión
Oriente Petrolero x Junior

Rodada 4
Fluminense x Junior
Unión x Oriente Petrolero

Rodada 5
Unión x Fluminense
Junior x Oriente Petrolero

Rodada 6
Oriente Petrolero x Fluminense
Junior x Unión