Fluminense está em terceiro lugar no Grupo H (Foto: Mailson Santana - FFC)

Restam duas rodadas para o fim da fase de grupos e a definição do classificado para as oitavas de final da Sul-Americana. Com a vitória sobre o Oriente Petrolero (BOL), por 2 a 0, na última rodada, o Unión (ARG) assumiu a liderança do grupo, com 8 pontos, deixando para trás Junior Barranquilla (COL) e Fluminense, com 7.

Na próxima quinta-feira, porém, o Tricolor tem confronto direto contra os argentinos, fora de casa, e pode buscar uma classificação que é difícil, mas não impossível. Isso porque o Junior, que enfrenta os bolivianos em casa, é outro postulante a vaga. Lembrando que só o líder do grupo avança.

A missão é dura, mas não impossível. Para terminar em 1º, o Fluminense terá que vencer seus dois jogos e torcer por um tropeço do Junior, ou ultrapassar os colombianos no saldo de gols. Atualmente, a diferença é de 4 a 1 em favor do clube da cidade de Barranquilla.



Confira a tabela e uma projeção plausível das próximas rodadas que pode levar o Flu às oitavas:

5ª rodada
Unión x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Oriente Petrolero (vitória do Junior)

Com esses placares, o Unión cairia da liderança para o terceiro lugar, com 8, mas manteria a chance de classificação na última rodada. Flu e Junior dividiriam a ponta com 10 pontos, com o saldo de gols definindo o líder da chave. A diferença, hoje, é de três gols (4 a 1), podendo aumentar ou diminuir mediante os próximos resultados.

6ª rodada
Oriente Petrolero x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Unión (empate ou vitória do Unión)

Chegando na última rodada, o Flu pode avançar por pontos, com 13, caso o Junior tropece com os argentinos (empate basta). Se os colombianos também vencerem, aí entra o saldo de gols para decidir. O Tricolor terá que ter uma diferença maior de gols no somatório final para superar o clube de Barranquilla.