Marcão será o responsável por comandar o time sub-23 (Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense terá um time de aspirantes em 2020. A equipe sub-23 será comandada por Marcão, auxiliar técnico permanente e que conduziu a equipe profissional na reta final do Brasileiro deste ano. Neste sentido, o portal “Globo Esporte” destrinchou as informações que já são conhecidas a respeito do projeto.

Idealizado pelo diretor executivo de futebol, Paulo Angioni, o sub-23 tem como principal objetivo melhorar a transição de jogadores da base para o profissional.

 
 
 

Confira as informações divulgadas a respeito do time de aspirantes:

Quantos jogadores terão no grupo do Sub-23?
De acordo com o clube, de 22 a 25 jogadores.

O Fluminense contratará jogadores para o Sub-23?
Na coletiva, Paulo Angioni deu a seguinte declaração: “Hoje nós temos 12 jogadores dessa idade de 19, 20 anos que estarão nesse grupo e três outros jogadores que já ultrapassaram etapas e vão estar também. Já temos 15 nesse grupo e, provavelmente, vamos incrementar outros que, pela visão de nosso chefe de scout, o Ricardo (Correa), já está monitorando no futebol brasileiro para pegar outros jovens para incrementar esse grupo e fazer um grupo de 25 jogadores. Essa é a ideia e espero que consigamos ter sucesso na prática”

Para estar reportagem, indagamos o clube se haverá contratações para 2020 e o Fluminense respondeu que não haverá.

Quais atletas formarão o grupo Sub-23?
Em resposta a contato da reportagem, o Flu afirmou já ter 23 jogadores para a categoria.

A intenção é que o grupo seja formado por:

Jogadores nascidos em 1999, que estourarão a idade do Sub-20 em 2020;
Jogadores nascidos em 2000 que disputarão a Copa São Paulo no próximo ano;
Jovens destaques ainda com idade Sub-20, como Luan (2001), André (2001) e Calegari (2002) também farão parte, para trabalharem mais próximos do grupo principal;
Jogadores oriundos da base que não tiveram espaço nesta temporada, como Zé Ricardo e Lucas Barcelos, por exemplo.
Jogadores que retornam de empréstimo também poderão integrar grupo, casos de Ramon e Matheus Pato.
Recém-contratados e jogadores retornando de lesão poderão integrar o grupo temporariamente para adquirirem ritmo de jogo.

Quem será o técnico?

Marcão comandará o time Sub-23 do Fluminense. Ele exercerá a função paralelamente ao cargo de auxiliar técnico do time principal.

Onde vai treinar o Sub-23?
Treinará no CT Carlos Castilho, no mesmo horário do grupo principal, mas em campos diferentes. Por isso, está sendo construído o Campo 3, cuja previsão de inauguração é fim de fevereiro.

Relação com o grupo profissional
A intenção é que haja conexão entre o grupo profissional e o sub-23. Jogadores que se destacarem na nova categoria poderão participar de alguns treinos e serem incorporados ao profissional temporariamente ou em definitivo.

Custo
O Fluminense entende que o projeto não onerará tanto o clube, por se tratarem de jogadores cujos salários, normalmente, não são tão altos e precisam ser pagos mesmo quando são emprestados.

Calendário
Em 2019, o calendário do Sub-23 no país contou apenas com o Brasileirão da categoria, que vai de maio a outubro. O Fluminense tem vaga garantida na edição 2020. Mas, de acordo com clube, só irá participar caso haja um entendimento com a CBF para ampliação do calendário.

O que o time Sub-23 do Flu fará durante o ano quando não houver competições?
De acordo com o Flu, o time Sub-23 só vai existir durante a competição. Não tendo um calendário, procurará um outro formato. Por isso, aguarda um entendimento entre os clubes e a CBF para uma possível extensão do calendário.

— Estamos tentando, junto ao nossos colegas de trabalho e de outros clubes, fomentar isso. Estivemos algumas vezes com o Manoel Flores, da CBF, é uma competição que ele gosta. Estamos procurando que se estenda um pouco esse calendário para que haja condição de competição sempre – declarou Angioni em coletiva nesta semana.