(Foto: Mailson Santana - FFC)

Abel iniciou a temporada 2018 implantando um esquema com três zagueiros no time titular do Fluminense. De primeira, a torcida tricolor ficou ressabiada, mas, com o tempo, se acostumou com a nova formação. Atualmente, o Flu conta com seis atletas no elenco para a posição e o portal Globoesporte.com fez um breve análise das características e carreira de cada um. Veja:

Gum
Líder do elenco e capitão da equipe, Gum é o único remanescente da equipe que conquistou dois títulos nacionais em três anos. Ele foi titular nas duas campanhas, bem como na histórica arrancada para fugir do rebaixamento em 2009. Curiosamente, essa foi a última vez que o Flu atuou regularmente com três zagueiros.

 
 
 

Renato Chaves
Embora criticado por parte da torcida, Renato Chaves tem se destacado nos últimos jogos. O camisa 4 fez ótimas partidas contra Cruzeiro e Vitória, e foi um dos melhores do time contra o Nacional Potosí-BOL, na altitude, pela Copa Sul-Americana. Neste jogo, inclusive, atuou pelos dois lados da defesa, mostrando versatilidade.

Ibañez
Revelação do Flu na temporada, Ibañez era titular absoluto até se contundir na estreia do Brasileirão contra o Corinthians. Clinicamente, o jovem de 19 anos já está liberado e em fase final de recuperação física para ser incorporado totalmente ao grupo. Apesar disso, foi ausência no jogo-treino contra o Olaria – apenas os reservas e jogadores pouco utilizados atuaram na vitória tricolor.

Luan Peres
Abel ganhou o reforço que pedia desde o ano passado – quando o jovem Ibañez ainda não estava entre os profissionais: um zagueiro canhoto. Vindo da Ponte Preta, Luan Peres teve atuação segura em sua estreia como titular contra o Botafogo, apesar da derrota por 2 a 1.

Nathan Ribeiro
“Achado” do Flu, Nathan também fez ótima partida na única chance que teve. Com a carreira toda construída no Catar, o defensor encantou Abel nos treinos e foi bem atuando como líbero no triunfo sobre o Vitória. O jogador foi elogiado pelo técnico e pela torcida e deve ter mais chances no decorrer da temporada.

Frazan
Menos experiente entre os zagueiros do elenco, Frazan foi requisitado quando Ibañez se machucou e Luan Peres e Nathan ainda não haviam chegado. Apesar de mostrar insegurança em alguns lances, não comprometeu. O jovem, campeão brasileiro sub-20 com o Fluminense em 2015, tem se mostrado um reserva útil, mas pode perder espaço com os novos contratados.