(Foto: Mailson Santana)

Neste sábado, Fluminense e Botafogo se enfrentam em “dobradinha” no Engenhão. Serão dois amistosos, sendo o primeiro às 15h, uma preliminar com as equipes sub-23 dos dois clubes, e o segundo às 17h, o jogo principal com os profissionais. O portal Globoesporte listou sete jogadores para a torcida tricolor ficar de olho na preliminar que vai anteceder o evento principal. Confira os nomes:

João Lopes (goleiro) – Contratado para ser o terceiro goleiro do profissional, João Lopes ainda não estreou e apresentará seu cartão de visitar à torcida neste sábado. Revelado pelo rival Flamengo, ele se destacou na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista pela Portuguesa em 2018 e estava no Santa Clara, de Portugal, antes de chegar às Laranjeiras. Junto do atacante Matheus Pato, são os únicos relacionados acima da idade: ambos têm 24 anos – o Brasileiro da categoria permite até três mais velhos que 23.

Caio Vinícius (volante) – Apesar dos só 21 anos, Caio Vinícius será um dos mais experientes em campo. O volante chegou a jogar oito partidas pelo profissional entre 2018 e 2019, quando marcou um gol, e estava emprestado ao Atlético-GO no início do ano, onde disputou mais oito jogos, sendo quatro como titular. Ele também já jogou de zagueiro e será improvisado no setor neste sábado, diante dos muitos desfalques na zaga.

André (volante) – Primeiro volante de origem, André é um das revelações da mesma geração de Xerém que lançou nomes como João Pedro e Marcos Paulo. Foi destaque do time sub-17 campeão carioca e vice da Copa do Brasil em 2018, e em 2019 já havia sido promovido para a categoria sub-20. No começo da temporada, era o capitão do time na Copinha e, aos 19 anos, é considerado uma joia no clube. Recentemente, a joia renovou seu contrato até 2023 com multa rescisória de R$ 190 milhões.

Martinelli (volante) – Também com 18 anos, é um segundo volante que participa bastante da fase ofensiva da equipe e apresenta características consideradas de “um jogador moderno”. Fez o gol do título do Carioca Sub-17 em 2018 e em seu primeiro ano no sub-20 já era titular absoluto. Nesta temporada, foi um dos destaques da equipe na Copinha e mostrou seu lado garçom com assistências. Ele subiu para o sub-23 após o fim da quarentena e também é considerado uma das joias da geração.

Gabriel Capixaba (meia) – Assim como Evanilson, o meia-atacante de 22 anos esteve no Samorin, ex-filial tricolor na Eslováquia, e mostrou ter estrela ao retornar. Começou 2020 no sub-23, mas diante dos desfalques do profissional e em razão das boas participações nos treinos foi relacionado por Odair para os primeiros jogos do Carioca. E logo na estreia, precisou só de um minuto em campo para marcar seu primeiro gol como profissional contra o Bangu em Moça Bonita. Demonstrou que merece mais oportunidades.

Lucas Barcelos (atacante) – O atacante de 22 anos começou a temporada de titular do profissional, diante dos muitos desfalques de Odair, e não gozou de muito prestígio com a torcida. Mas o garoto demonstrou personalidade e teve momentos de destaque, como por exemplo quando sofreu o pênalti convertido por Nenê contra a Portuguesa. Jogador forte e rápido, joga pelos lados do campo e espera nova chance.

Luiz Henrique (atacante) – O atacante de 19 anos atua como ponta, joga pelos dois lados do campo e subiu para a categoria sub-23 junto com Martinelli, após o fim da quarentena. Apesar de franzino, é um jogador técnico e ágil, daqueles “ensaboados” que dão muito trabalho para os defensores. Vem encantando nos treinos e é considerado internamente como a próxima joia de Xerém a ser lapidada. Foi titular na Copinha no início da temporada e marcou dois gols no torneio, contra Socorro-SE e Ituano-SP.