O Fluminense reformulou sua lateral direita. Os três atletas da posição em 2016 já deixaram o clube. Renato, que estava ao Avaí, é opção, mas o candidato a titular é Lucas, emprestado pelo Palmeiras até o fim do ano. Entretanto, o novo reforço teve números inferiores ao do antecessor na última temporada, Wellington Silva, cedido ao Bahia até dezembro.

Lucas disputou 21 partidas do Brasileiro pelo Cruzeiro. Registrou as médias de 31,24 passes certos por jogo; 0,52 cruzamento certeiro; 1,14 desarme; 1,8 falta cometida; e 2,85 perdas de bola. Os dados são do site Footstats.

Já Wellington Silva coleciona médias melhores. Em 32 compromissos, foram 37,78 passes certos; 0,75 cruzamento na medida; 2,78 desarmes; 1,53 falta; e 2,72 bolas perdidas.

O único índice em que Lucas se saiu melhor foi o de passes errados: 3,85 contra 4,31. Ainda assim, leva a pior na comparação entre assistências (uma contra duas) e gols (nenhum contra um).

Na internet, corre uma foto (abaixo) do contratado do Fluminense posando com os novos companheiros e uma barriguinha saliente, que gerou ironias e críticas dos tricolores nas redes sociais.