Notícias
Mundial de Clubes 2025
Palpites
Casas de apostas
Guias
Youtube
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Qual a maior diferença do futebol brasileiro para o europeu? Thiago Silva responde

Yan Rocha

Camisa 3 atuou por quase 15 anos na Europa

O Fluminense entra em campo neste mês pela Copa do Mundo de Clubes. O primeiro adversário, inclusive, já será um clube europeu. Trata-se do Borussia Dortmund, da Alemanha. Com isso, em entrevista para o site Globo Esporte, o zagueiro Thiago Silva, que jogou no futebol europeu de 2009 até 2024, comentou sobre a principal diferença entre o futebol jogado no Brasil com o da Europa.

Thiago Silva comenta diferenças entre o futebol jogado no Brasil com o da Europa

Foto: Lucas Merçon/FFC

— Vou falar da última liga que eu joguei, a Premier League. A intensidade é completamente diferente. É compreensível, porque lá você joga 6 a 7 meses em condições perfeitas, que são 18 °C a 20 °C. Aqui no Brasil, não tem como colocar intensidade com o clima que nós temos. Você coloca intensidade no 1º tempo, no 2º não consegue andar. É muito calor. Isso, para a gente, é muito ruim, muito pesado. Por isso não se tem grandes intensidades no futebol brasileiro. Por conta do gramado e do clima. Mas o gramado, podemos resolver — disse Thiago Silva.

Nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro. Jornalista formado pela FACHA, com passagens por agências do Brasil e do exterior. Atua produzindo conteúdo otimizado para SEO há mais de 6 anos e escreve sobre o dia a dia do Fluminense no NETFLU desde 2023.

Read more