(Foto: Divulgação - Conmebol)

Faltando cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a proximidade de um retorno do Fluminense à Taça Libertadores empolga os torcedores tricolores. Mas afinal, de quantos pontos mais o clube precisa para confirmar sua volta ao torneio intercontinental depois de sete anos? Segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não são tantos.

O Fluminense possui hoje quase 90% de chances de conseguir uma das sete vagas pelo Brasileirão. De acordo com os cálculos, a pontuação mais segura é de 60 pontos. No entanto, com 58, a chance já é bem grande. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter vinte clubes, apenas em duas oportunidades o sétimo colocado teve mais do que 58 pontos.

Logo, basta fazer as contas. O Fluminense possui hoje 53 pontos e restam cinco jogos. Com mais uma vitória e dois empates, ou mesmo duas vitórias, o Tricolor alcança a pontuação de 58 ou 59 pontos e fica muito perto do seu objetivo. Pela frente, o Tricolor encara Bahia (F), Atlético-MG (C), Ceará (F), Santos (F) e Fortaleza (C) até o fim do Brasileirão.

Vale lembrar que com o título da Libertadores conquistado pelo Palmeiras no último sábado, o G7 foi aberto no Brasileirão. Além disso, a possibilidade de um G8 ainda é bastante possível, já que o mesmo Palmeiras e o Grêmio ainda disputam a final da Copa do Brasil. O oitavo colocado atualmente é o Athletico-PR, que está a oito pontos de distância do Flu, com 45.