(Foto: Divulgação Conmebol)

Em 7º lugar no Campeonato Brasileiro, com 40 pontos conquistados, o Fluminense ainda sonha com uma vaga no G6 para disputar a Taça Libertadores de 2021. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a pontuação mais segura para garantir-se no torneio intercontinental esse ano, sem depender de mais ninguém, é de 61 pontos.

Tendo isso em mente, o Flu precisaria somar mais 21 pontos (sete vitórias, ou mesmo seis vitórias e três empates, por exemplo) nas últimas doze rodadas restantes. Se compararmos as pontuações dos últimos anos, essa é mais ou menos a faixa. Em 2019, o São Paulo foi o sexto com 63. Em 2018, o Galo foi o sexto com 59. Já em 2017, foi o Fla em sexto com 56.

 
 
 

Mas um outro detalhe muito importante precisa ser colocado na equação: a possibilidade de se abrir um G7, ou até mesmo um G8. Parte-se do princípio que G7 já é quase uma certeza, pois basta o América-MG não ser o campeão da Copa do Brasil. Se Palmeiras, Grêmio ou São Paulo levantarem a taça e estiverem dentro do G6, abre-se mais uma vaga.

Agora, para virar G8, dependeria de um clube brasileiro ser campeão da Libertadores esse ano. Santos e Palmeiras permanecem na disputa e jogarão as semifinais contra a dupla argentina Racing e River Plate, respectivamente. O Santos, porém, nesse momento, se encontra fora do G6, em oitavo, e não abriria vaga. O Palmeiras, em quarto, no entanto, sim.

Trocando em miúdos, existe uma grande chance de o Flu ir para a Libertadores na posição em que está hoje (7º lugar) e há também a chance de poder se classificar em 8º. O Tricolor, todavia, precisa se ajudar e voltar a somar pontos, já que não vence há duas rodadas e deixou escapar resultados contra times da parte de baixo da tabela que não poderia.

Confira a lista de jogos do Flu até o fim do Brasileirão e projete: É possível vencer sete partidas das doze restantes?

São Paulo (C)
Flamengo (F)
Corinthians (F)
Sport (C)
Coritiba (F)
Botafogo (C)
Goiás (C)
Bahia (F)
Atlético-MG (C)
Ceará (F)
Santos (F)
Fortaleza (C)