(Foto: Maílson Santana/FFC)

Fora da Libertadores, o Fluminense disputará a Sul-Americana em 2022 e terá na competição sua chance de título continental na temporada. Mais do que isso, é um torneio de boa premiação para o campeão, que dá a vaga na Libertadores do ano seguinte e que permite disputar mais uma taça (a Recopa) para quem o vence.

Diante dessas vantagens, a Copa Sul-Americana passa a ser também uma prioridade para o Tricolor a partir da próxima quarta-feira, quando o Flu faz sua estreia no torneio contra o Oriente Petrolero (BOL), no Maracanã. Além dos bolivianos, o grupo conta com o Junior Barranquilla (COL) e o Unión (ARG).

 
 
 

Diferentemente da Libertadores, apenas o líder de cada chave avança para as oitavas de final, o que quer dizer que é preciso um bom aproveitamento dos pontos para buscar a classificação. De quantos pontos o Fluminense precisará para se classificar para a próxima fase? Veja a projeção:

A Sul-Americana passou a ser disputada nesse formato de grupos apenas no ano passado. Em 2021, nos oito grupos do torneio, nenhum clube que fez pelo menos 12 pontos (quatro vitórias) foi eliminado. Houve, inclusive, quem passasse com menos, como o Rosário Central (ARG) e o Arsenal de Sarandí (ARG), que fizeram 11.

Mas também houve quem fosse eliminado, como o Montevideo City Torque (URU), que também fez 11, mas foi superado em seu grupo pelo Independiente (ARG), que fez 14. Sendo assim, com quatro vitórias em seis jogos, as chances do Fluminense avançar são bem grandes. Claro que tudo vai depender do desempenho dos clubes na chave.

Trocando em miúdos, se o Time de Guerreiros vencer seus três jogos em casa e arrancar uma vitória fora, estará bem perto da vaga. Caso consiga mais um empate, chegando a 13 pontos, dificilmente perderia a primeira colocação. Veja a ordem dos confrontos do Tricolor:

– Fluminense x Oriente Petrolero-BOL – 06/04, às 19h15 (Maracanã)
– Junior-COL x Fluminense– 13/04, às 21h30 (Estadio Metropolitano Roberto Meléndez)
– Fluminense x Unión Santa Fe-ARG – 26/04, às 21h30 (Maracanã)
– Fluminense x Junior-COL – 04/05, às 21h30 (Maracanã)
– Unión Santa Fe-ARG x Fluminense – 19/05, às 19h15 (Estadio 15 de Abril)
– Oriente Petrolero-BOL x Fluminense – 26/05, às 21h30 (Estadio Ramón Aguilera Costas)